O Festival das Cerejeiras de Washington
- 1190 Views
- joaquimnery
- 13 de abril de 2016
- 1
- América Estados Unidos da América
Dia 23/03/2016
Continuamos o City Tour por Washington DC e estávamos seguindo em direção à Casa Branca, quando o nosso guia (Jorge) chamou a atenção para o Hotel Willard, localizado nas proximidades da morada oficial do Presidente americano. Segundo o Jorge, foi por causa do Hotel Willard, que começou-se a usar a expressão “lobby”, para relacionamentos de influência política, pois políticos e empresários costumavam se reunir no lobby do Hotel Willard para tratar de negócios relacionados com o governo.

Chegamos à Praça Lafayette, ao lado da Casa Branca, a residência, local de trabalho oficial do Presidente americano e a sede do poder executivo do país. A Casa Branca é a principal atração turística da cidade. Foi construída entre 1792 e 1800, já com essa finalidade.

O edifício original foi incendiado pelos ingleses durante a Guerra de 1812. Logo depois voltou a ser reconstruída, e ao longo dos anos, alguns novos módulos e áreas de expansão foram acrescidos ao projeto inicial.

Quando estávamos em Washington aconteceu o atentado terrorista na Bélgica e isso reforçou os procedimentos de segurança nas imediações da Casa Branca, inclusive suspendendo as visitações públicas, apesar da ausência do Presidente Obama, que estava em visita a Cuba. Dava para ver o movimento continuo de policiais, dentro e fora da Casa.

Depois de tirar as fotos obrigatórias em frente aos jardins da Casa Branca, seguimos adiante em direção ao Parque das Cerejeiras. No caminho passamos pelo Monumento a Washington, um gigantesco Obelisco instalado na região denominada de The Mall, em homenagem George Washington, o primeiro Presidente americano e herói da luta pela independência do país.

Começou a ser construído em 1848, mas a obra foi interrompida e retomada em 1876. É possível ver uma diferença nas cores do mármore entre a primeira e segunda etapa da construção. Possui 36 mil pedaços de mármore e granito. É o monumento que mais identifica a cidade de Washington.

O Parque das Cerejeiras fica nos arredores do Tidal Basin, um lago artificial, feito com o represamento das águas do Rio Potomac.

Em 1912, centenas de cerejeiras foram doadas pelo governo japonês, com quem os Estados Unidos iniciava uma relação de parceria e amizade. As cerejeiras foram plantadas nos arredores do Tidal Basin, mas hoje em dia estão espalhadas por toda a cidade.

No início da primavera começa a floração das cerejeiras, que dura apenas duas semanas. Demos sorte, foi exatamente o período que chegamos a Washington e pudemos presenciar o espetáculo de cores desse fenômeno.

Estávamos no período da Semana Santa. Nesses dias acontece um longo feriado escolar nos Estados Unidos, denominado de “Spring Break”. A cidade estava lotada. Turistas americanos, excursões estudantis. Todos seguiam em direção ao Parque das Cerejeiras, que fica lotado nessa época do ano, quando acontece o Festival das Cerejeiras, com uma bela e colorida competição de pipas. Centenas delas enfeitam o céu do Parque das Cerejeiras.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Anônimo
14 abr 2016Arrebatadoras capturações. Obrigada por as partilhar connosco.