Os arranha-céus de Chicago
- 3274 Views
- joaquimnery
- 19 de junho de 2014
- 4
- América Destaques Estados Unidos da América
Chicago é considerada a cidade mãe dos arranha-céus, pois esse tipo de construção começou a ser desenvolvido por aí, com o Home Insurance Building construído em 1884 com 10 andares e 44 metros de altura e esqueleto de aço. Esse edifício hoje não existe mais, já foi demolido.

Muitos dos arranha-céus de Chicago foram construídos entre as décadas de 20 e 30 do século passado. Os anos 60 forma também um período de expansão. Chicago hoje possui cerca de 100 edifícios com mais de 150 metros de altura. A maior parte desses edifícios estão no centro da cidade, na região do Loop.

Se o bom da cidade são os arranha-céus, decidimos começar a conhecer Chicago pelo John Hancock Center, a enorme torre de 96 andares (a quarta mais alta do lugar), com uma arquitetura arrojada, em forma de obelisco e que é um dos símbolos de Chicago. Inaugurada em 1969.

Lá do alto temos uma vista espetacular da cidade e do Lago Michigan. O mirante de 360º fica no 94º andar e pode ser acessado por um elevador que é considerado o mais rápido de Chicago. Leva 45 segundos até o mirante.

Uma das atrações do mirante de 360º, é o “Tilt”, um conjunto de janelas de vidro, onde o visitante pode ficar pendurado em um ângulo de 45º observando as ruas lá do alto. Paga-se U$ 5,00 para isso, mas vale a pena a experiência.

O John Hancock Center fica no final da Michigan Avenue, numa área conhecida com Magnificent Mile. Essa é a rua mais elegante de Chicago e onde ficam as principais lojas de grife. É um amplo bulevar com lojas requintadas e modernos prédios comerciais.

Logo ao lado do John Hancock Center fica a Water Tower, uma torre histórica e a única que sobrou do grande incêndio de 1871, que destruiu a cidade. A Water Tower foi construída pouco antes de 1871 para fazer parte de um complexo para bombeamento de água para a cidade.

Forma um complexo com a Pumping Station, a antiga estação de bombeamento de água, assemelhando-se a um castelo gótico. Hoje abriga um centro de informações para visitantes.

Seguimos a pé pela Magnificent Mile até a ponte sobre o Rio Chicago (Michigan Avenue Bridge), onde decidimos fazer o Architetural Boat Tour, um passeio de barco, guiado, pelo Rio Chicago, cujo foco principal é apresentar para os turistas as principais construções da cidade, os arranha-céus e as suas histórias.

O Rio Chicago deságua no Lago Michigan e corta o centro da cidade. Existem cerca de 20 pontes levadiças que cortam o rio ligando as diversas áreas do centro e permitem a entrada de barcos a partir do Lago Michigan. Isso dá a Chicago o título de ser a cidade que tem o maior conjunto de pontes levadiças do Mundo.

Logo na saída do tour já nos deparamos com uma das principais torres do centro da cidade: a Trump Tower que possui 96 andares e 415 metros de altura, sendo a segunda mais alta torre de Chicago e dos Estados Unidos, inaugurado em 2009.

Daí também se avista o Tribune Tower em estilo gótico que lembra a Catedral de Rouen na França, com 36 andares. Possui fragmentos incrustados de rochas de lugares famosos de todo o mundo, incluindo da Basílica de São Pedro em Roma, a Cidade Proibida de Pequim e a Abadia de Westminster de Londres. Quando foi construído em 1922 foi considerado o mais belo prédio de escritórios do mundo.

Logo na saída do tour passamos pelas torres do Marina Tower, dois edifícios residenciais e comerciais, redondos, com uma grande marina na base dos prédios. Os milionários que moram aí têm os seus barcos guardados embaixo do prédio.

O mais famoso arranha-céu da cidade é o Sears Tower, que mudou de nome e hoje se chama Willis Tower. Possui 110 andares e atinge a altura de 527 metros quando incluímos a maior das duas antenas que ele possui (445 metros, quando medido até o teto).

A torre foi construída em apenas três anos e inaugurada em 1974, já foi considerado o edifício mais alto do Mundo. Abriga hoje cerca de 400 mil metros quadrados de escritórios. O mirante fica no 103º andar e de lá, nos dias claros, pode-se ver as margens mais distantes do Lago Michigan.

Uma das pérolas arquitetônicas atuais de Chicago é o Acqua, uma torre nova, inaugurada em 2009, com uma arquitetura arrojada, que lembra o corpo de uma mulher, possui 82 andares e 266 metros de altura.

O Lake Point Tower fica próximo à foz do Rio Chicago e chama a atenção pela forma e pelo tom marrom dos seus vidros.

No retorno do tour de barco chegamos até a foz do Rio Chicago e entramos um pouco no Lago Michigan para ver o Sky Line (a linha do horizonte) da cidade.

- Abadia de Westminster
- Acqua
- Arranha-céu
- Basílica de São Pedro
- Catedral de Rouen
- Chicago
- Cidade Proibida
- Estados Unidos
- França
- Home Insurance Building
- John Hancock
- John Hancock Center
- Lago Michigan
- Lake Point Tower
- Londres
- Magnificent Mile
- Marina Tower
- Michicgan Avenue
- Pumping Station
- Rio Chicago
- Sears Tower
- Sky Line
- Tilt
- Tribune Tower
- Trump Tower
- Water Tower
- Willis Tower
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
Anônimo
02 dez 2014Bela reportagem!!!
Anônimo
27 nov 2014Muito Bom essa matéria. Me recordei quando residia em USA. Em 2009 passei uma semana nesta cidade maravilhosa e acolhedora. Arte e cultura.
joaquimnery
19 jun 2014Obrigado Regina. Acompanhe o blog.
Regina Val
19 jun 2014Espetacular! Amei sua página. Que fotos lindas!