O bairro de Santo Antônio Além do Carmo
19 de maio de 2019
O Santo Antônio Além do Carmo
Estávamos passando um final de semana no Centro Histórico de Salvador. Ficamos hospedados na pousada de charme Aram Yami, na Rua Direita de Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. O local, como o nome já está dizendo, fica além do Largo do Carmo, que por sua vez está numa colina após o Largo do Pelourinho. Às vezes Salvador é assim. O nome já nos dá a direção.

Como o nome nos dá a direção, a Rua Direita de Santo Antônio fica à direita da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, que reina sobre o largo do mesmo nome. É um dos bairros mais antigos de Salvador. Surgiu no século XVII, fora dos muros da cidade e após as portas o Convento do Carmo.

O casario colonial é espetacular. Houve época em que o bairro de Santo Antônio era o coração social da cidade. Depois aconteceu um longo período de degradação, onde muitos casarões foram abandonados e alguns destruídos pelo tempo. Hoje existe um movimento concreto de retorno ao bairro de Santo Antônio. Muitas casas têm sido adquiridas por pessoas que querem morar num local tranquilo e no Centro Histórico de Salvador. Juntamente com o retorno de moradores para o bairro, vários serviços estão surgindo, muitos deles voltados para o turismo.

As casas que ficam na parte oeste da rua têm uma localização privilegiada pois estão penduradas sobre o talude que separa a Cidade Alta da Cidade Baixa de Salvador e possuem uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos, com a Ilha de Itaparica ao fundo. O hotel Aram Yami onde estávamos hospedados é um desses casarões, que foi totalmente reformado e modernizado no seu interior, sem perder o charme da fachada histórica.

A preservação do bairro foi mais espontânea que a do Pelourinho permitindo a continuidade do espírito residencial e familiar. Hoje o bairro convive com alguns equipamentos e serviços que valorizam os arredores.

A Cruz do Pascoal
Saímos caminhando pela Rua Direita de Santo Antônio, fazendo turismo pelo Centro Histórico. Passamos pela Igreja do Boqueirão e pelo Largo da Cruz do Pascoal, um dos ícones do bairro. O Largo tem esse nome por causa de um monumento que existe aí e que teria sido erguido por um cidadão português chamado Pascoal Marques de Almeida, em 1743.

A Cruz do Pascoal é uma coluna com sete metros de altura que funciona como um oratório público, localizado no final da Rua Direita de Santo Antônio, próximo ao Largo do Carmo. Na parte mais alta da Cruz do Pascoal existe um nicho com uma imagem de Nossa Senhora do Pilar.

Atravessamos o Largo do Carmo e seguimos até a Igreja do Passo de meados do século XVIII. A Igreja fica no alto de uma colina anexa ao Largo do Carmo e está ligada à Ladeira do Carmo por uma grande escadaria, que ficou famosa por ter sido cenário de uma cena icônica do filme O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte e protagonizado por Leonardo Villar, em 1962. Único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Algumas das cenas mais importantes do filme foram feitas na escadaria da Igreja do Passo. O local também foi cenário para as gravações do vídeo clip The Obvious Child, de Paul Simon, com acompanhamento do Grupo Olodum.

O Largo do Carmo
Descemos a escadaria da Igreja do Passo e subimos a Ladeira do Carmo. Na parte alta dessa ladeira fica a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, construída entre 1788 e 1860 ao lado da Igreja do Carmo. A grande atração da igreja é a incrível imagem do Senhor Morto esculpida pelo escravo Francisco das Chagas, O Cabra, também apelidado de o “Aleijadinho Baiano”. A imagem possui duas mil pedras de rubi incrustadas nas gotas de sangue do Senhor Morto. Infelizmente, não pudemos visitá-la, pois era um domingo pela manhã e o acesso à imagem não estava disponível.

Seguimos um pouco adiante e entramos no Convento da Igreja do Carmo, ao lado da Igreja da Ordem Primeira do Carmo. No convento existe um belo museu de arte sacra, que também estava fechado pois encontrava-se em reforma. Uma pena. A mais importante obra do Museu do Carmo é o Cristo Atado à Coluna, também de O Cabra.

Anexo à Igreja fica o Convento do Carmo, que hoje é utilizado como hotel pelo grupo português Pestana. O Hotel Pestana Convento do Carmo.

O Largo de Santo Antônio
Visitamos a área externa do hotel e seguimos de volta pela Rua Direita de Santo Antônio, até o seu limite final, o Largo de Santo Antônio. No largo existe uma vista de tirar o fôlego da Baía de Todos os Santos. No centro da Praça, um coreto e nas laterais dois edifícios históricos. O Forte de Santo Antônio Além do Carmo e a Igreja de Santo Antônio.

O Forte foi construído para fazer parte das defesas da cidade do Salvador. Teve um papel importante durante a tentativa de invasão dos holandeses do século XVII. Já funcionou como cadeia pública e detenção militar, durante o período da Ditadura Militar no Brasil, hoje sedia o projeto Centro de Cultura Popular. É o Forte da Capoeira.

A Igreja de Santo Antônio Além do Carmo começou a ser construída ainda no século XVI. Teve papel importante na luta contra a invasão holandesa na Bahia. A sua principal característica é a existência de uma torre inacabada na fachada tipicamente rococó. Finalizamos aí o nosso passeio pelo Centro Histórico de Salvador. Voltamos ao Hotel Aram Yami para fazer o check out. Foi muito bom fazer papel de turistas num final de semana em nossa própria cidade.

- Aram Yami
- Bahia
- Centro Histórico
- Convento do Carmo
- Cristo Atado à Coluna
- Cruz do Pascoal
- Forte de Santo Antônio Além do Carmo
- Francisco das Chagas
- Hotel Pestana Convento do Carmo
- Igreja da Ordem Terceira do Carmo
- Igreja do Boqueirão
- Igreja do Passo
- Largo de Santo Antônio
- O Cabra
- O Pagador de Promessas
- Pelourinho
- Pousada Aram Yami
- Pousada de Charme
- Rua Direita de Santo Antônio
- Salvador
- Santo Antônio
- Santo Antônio Além do Carmo
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Maria
18 set 2021Descrição maravilhosa de Santo Antônio Além do Carmo. Longe de Salvador, uma cidade cheia de cantos e recantos. Fiquei com o peito apertado de saudades. Este bairro, particularmente, sempre fez parte das minhas andanças em Salvador, pelo casario, História, pessoas, bares, vista e… que paz, que calmaria sinto aí. As tardes são lindas.