Cusco, a capital do Império Inca
- 3060 Views
- joaquimnery
- 31 de agosto de 2013
- 5
- América Destaques Peru
Chegamos a Cusco à noite e seguimos direto para o Hotel Monastério administrado pela rede Orient Express. O Hotel é maravilhoso e foi implantado num antigo mosteiro jesuíta. Estávamos muito cansados, jantamos no restaurante do hotel e deixamos para conhecer melhor as instalações no dia seguinte.

A cidade de Cusco se desenvolveu com a característica de misturar o catolicismo espanhol com as tradições incas. O Hotel Monastério, construído no local onde funcionou um antigo palácio Inca e posteriormente o seminário San Antonio Abad, faz uma síntese dessa mistura, na arquitetura e nas artes do antigo mosteiro que virou hotel. O seminário foi transformado em hotel em 1965 e hoje é um dos melhores de Cusco.

As primeiras impressões sobre Cusco não são das melhores. A cidade possui 300 mil habitantes, fica espremida num vale a 3.400 metros de altitude. O seu nome significa umbigo no idioma quéchua. A cidade possui uma aparência cinza. A periferia é formada por um amontoado de casas dispostas de forma desorganizada e que intimida os visitantes pois tem uma aparência insegura e/ou violenta.

O centro histórico de Cusco é um charme. Formado por um conjunto de construções coloniais, com grandes balcões sacados, onde destacam-se conventos e mosteiros erguidos sobre antigas construções incas que foram destruídas e as suas pedras e tijolos foram utilizadas na construção de igrejas e edifício administrativos dos espanhóis.

No centro da cidade fica a imponente Praça das Armas onde está a Catedral da cidade. Na escadaria da Catedral os turistas descansam e ficam sentados, admirando o vai e vem das pessoas, enquanto procuram se adaptar ao desconforto provocado pela altitude.

No centro da Praça das Armas fica a estátua de Pachacútec, o nono e o mais importante dos Incas, que reinou de 1438 a 1471. Pachacútec foi o mais importante dos governantes cusquenhos e fundador do Império Inca, foi considerado o mais notável personagem do mundo pré-colombiano.

A cidade de Cusco foi a capital do Império Inca na época da sua maior expansão, quando os domínios do Império se estendiam desde a Colômbia até o Chile. Centenas de palácios, templos e fortificações existiam aí e nos seus arredores.

Francisco Pizarro, o conquistador do Peru, só chegou a Cusco em 1533. Derrotou os Incas que estavam com o Império divido e ocupou a cidade transformando os templos e palácios Incas em mansões e Igrejas católicas.

Com a influência e domínio dos espanhóis, Cusco se transformou num centro mestiço onde as duas culturas se fundiram e criaram características próprias, visíveis em todos os aspectos culturais, inclusive nas artes e na arquitetura.
Com a descoberta de Machu Picchu, Cusco foi lentamente se transformando na capital turística do Peru.
Mochileiros em Cusco
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (5)
joaquimnery
05 jun 2016Entre Cusco e Machu Picchu, você obrigatoriamente precisará ir de trem.
Andrea Rosa
05 jun 2016Como é o transporte em cusco e macchu picchu? Tem transporte coletivo ou é particular os passeios? Tem locação de carro?
Viagem – Um pouco sobre Cusco, a capital turística do Peru | O Bem Viver
13 abr 2015[…] Fonte – http://umpouquinhodecadalugar.com/2013/08/31/cusco-a-capital-do-imperio-inca/ […]
joaquimnery
02 mar 2015Não tenho o telefone, nem mesmo o nome do guia que nos acompanhou, mas não é muito difícil. Todas as agências que fazem receptivo por lá têm bons guias e prestam bons serviços. Caso você queira mais detalhe entre em contato com a nossa agência contato@viaalegria.com.br
Carina
27 fev 2015Vc tem dica de guia turístico em Cusco?