Dali e o Lago Er Hai
- 969 Views
- joaquimnery
- 4 de junho de 2011
- 1
- Ásia China Destaques
18.04 – Dali
Saímos pela manhã em direção a Caicun, um vilarejo Bai nas margens do lago Er Hai (Lago Orelha), nome atribuído ao lago em função do seu formato ser semelhante a uma orelha. O lago possui cerca de 40 km de extensão.

Em Caicun, pegamos um pequeno barco até a tranquila vila de pescadores na outra margem do lago (Jinsuo Dao).

Passeamos pela vila Jinsuo Dao, de pescadores, mas possui também casas de veraneio de famílias ricas chinesas, dentre elas se destaca a maravilhosa casa de vidro, com arquitetura arrojada, pendurada no rochedo na beira do lago, pertencente a uma bailarina local, que se tornou uma celebridade nacional. A casa da bailarina rica e famosa virou ponto de visitação.

Na seqüência, voltamos para a margem oeste do lago Er Hai e seguimos até a vila Bai de Xizhou.

A Vila possui várias casas no estilo Bai. São casas brancas, bem decoradas, com molduras pintadas em azul aparecendo morcegos nos vértices das molduras.

Visitamos uma casa Bai, assistimos a uma apresentação de danças folclóricas locais, com degustação de vários tipos de chá produzidos na região.

Voltamos a Dali e seguimos pelas ruas da Cidade Antiga, onde o Festival de Dali continuava e atraia uma multidão.

Várias bandas musicais, com instrumentos típicos da região se apresentavam no Festival. Cada uma delas representava uma comunidade.

Fomos até o Museu Dali situado dentro de uma mansão que pertenceu a um governante Qing.

Possui pátios tranqüilos onde se observa uma série de lápides com inscrições históricas e um grande sino de bronze, mas o maior destaque do museu são as estátuas encontradas em túmulos nos arredores da cidade, representando guerreiros, uma orquestra, homens, mulheres e cavalos.

Estas estátuas eram enterradas junto a pessoas nobres e simbolizavam guerreiros, músicos, cavalos, etc. que iriam servir ao morto na eternidade.

Continuamos a pé pela rua que faz o percurso leste-oeste da cidade, até o anoitecer. Jantamos no hotel (comida ocidental).
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
jdoublej
03 set 2011Excelente!