Xizhou e a pesca com cormorões
- 1107 Views
- joaquimnery
- 5 de junho de 2011
- Ásia China Destaques
19.04 – Dali
Pela manhã subimos até a área onde estava acontecendo o Festival de Dali e tentamos assistir a uma corrida de cavalos mongóis. É comum durante o Festival esse tipo de corrida, onde os cavaleiros correm em pelo e mostram grande destreza.

Voltamos até o vilarejo Bai de Xizhou, onde estava acontecendo a feira do local. O povo Bai vende os seus produtos agrícolas e pescados obtidos no Lago Er Hai.
Xizhou fica cerca de 20 km a norte de Dali. Foi um importante posto militar na época do Império Nanzhao. Hoje possui muitas mansões Bai, cuja característica é um pátio no centro, com quartos em volta.
Fizemos um passeio de bicicleta pelos arredores da vila na beira do lago. Uma área plana e calma. Os destaques ficaram por conta das casas em estilo Bai, áreas de agricultura intensiva e de criação de peixes, além do mercado local bastante movimentado.
Em Xizhou é muito comum a prática da pesca com Cormorões. Os chineses usam Cormorões adestrados para pescar. É uma prática antiga, mas que continua sendo utilizada nessa região. Os Cormorões são aves aquáticas. Eles colocam colares no pescoço das aves e saem para pescar. Quando o bicho pega um peixe, o pescador o puxa da água e retira o peixe do bico da ave.

Voltamos a Dali para almoçar num restaurante de comida chinesa perto do hotel. Com o tempo a gente vai se acostumando à comida chinesa. O difícil é fazer o pedido, mas com a ajuda da nossa guia foi ficando mais fácil. Na porta dos restaurantes existe sempre uma vitrine, onde você pode escolher o que comer e rezar para não ser tão apimentado.
Após o almoço, descansamos um pouco e voltamos às ruas de Dali para uma última circulada.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.