Guangzhou (Cantão), o paraíso da “pirataria”.
- 10743 Views
- joaquimnery
- 3 de janeiro de 2014
- 11
- Ásia China Destaques
Partimos pela manhã bem cedo com destino a Hong Kong. Nesse trecho da viagem, o roteiro da Operadora foi equivocado. Voamos para Guangzhou, onde pegamos um Ferry Boat para Hong Kong. Perdemos o dia inteiro viajando e não aproveitamos nada de nenhuma das duas cidades, nesse dia.
Guangzhou é mais conhecida no ocidente como Cantão. É a capital da província de Guangdong. A cidade fica localizada no sul do país. Foi de lá que saíram a maioria dos chineses que migraram para os quatro cantos do mundo. São cantoneses. Fica perto de Hong Kong (120 km), cujos habitantes são também, na sua maioria, cantoneses.

Hoje em dia Guangzhou é uma metrópole moderna, a terceira maior cidade da China, com cerca de 13 milhões de habitantes e cresceu muito rapidamente nos últimos 30 anos, pois foi incluída nos projetos das Zonas Econômicas Especiais da abertura econômica realizada por Deng Xiao Ping a partir de 1978.
Guangzhou é famosa também por sediar a maior feira de negócios do Mundo com mais de 1 milhão de metros quadrados de exposição. A Feira de Guangzhou, ou Feira de Cantão (Canton Fair) acontece duas vezes por ano, em abril e em outubro e é realizada em três etapas em cada vez, com uma semana em cada uma. As etapas expõem e vendem produtos diferentes, desde máquinas industriais, produtos eletrônicos, materiais de construção, produtos têxteis, roupas, bolsas e calçados, etc., fazendo um resumo de tudo que existe na economia chinesa hoje em dia.

Acho que foi por conta da fama da Feira de Guangzhou que a Operadora incluiu essa passagem por Cantão. Não encontrei outra justificativa, mas definitivamente não valeu a pena. Paramos para mais um almoço chinês em Guangzhou e mais uma vez a qualidade do almoço deixou muito a desejar.
Saímos do almoço e fomos até a Rua Beijing Road, uma rua para pedestres, com um comércio ativo e cheia de gente circulando para todos os lados. Aí existem centenas de lojas com produtos e marcas chinesas, mas existem também os produtos falsificados.

A venda escancarada de produtos falsificados está por todos os lados. A nossa guia nos informou, que hoje é proibido expor esses produtos nas lojas principais e que o governo estaria criando dificuldades para os produtos piratas. De fato foi um pouco disso que vimos. Nas lojas principais da rua, os produtos são chineses e usam marcas chinesas, mas existem centenas de pessoas trabalhando clandestinamente nas ruas, abordando os turistas e convidando para irem até uma loja escondida, nas galerias laterais, onde aparece o paraíso da “pirataria”.
Aqui eles chamam de “Mercado de Cópias”. Acho que é uma forma de abrandar a compra e venda de produtos piratas, tanto para justificar a postura de impunidade do governo, a postura de incentivo clandestino dos guias e também alivia a decisão dos turistas que são “politicamente corretos”, mas que não resistem a uma bolsa Louis Vuitton vendida por 100 dólares.

Não tivemos tempo para mais nada em Cantão, seguimos para o porto, onde, pegamos um Ferry Boat para Hong Kong, são duas horas navegando pelo Rio Zhu Jiang até chegar a Hong Kong.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (11)
Mercado de réplicas en Guangzhou
03 mar 2021[…] https://umpouquinhodecadalugar.com/asia/china/guangzhou-cantao-o-paraiso-da-pirataria/ […]
Falk Rocha
01 nov 2018Olá meu nome e Falk Rocha, sou brasileiro e moro em Guangzhou-China, há oito anos, trabalho fazendo pesquisas para clientes brasileiros interessados em fazer negocios com a China.
Fazemos Inspeção em mercadorias, procuramos Fabricas bem como visitas para sabermos se a mesma existe, Inspecionamos Container e envio para o destino final, acompanhamos clientes que vem para a Feira de Cantão Fair.
Realmente Guangzhou é muito bonita, eu particularmente gosto muito da comida, claro que depende muito do lugar e restaurante.
Essa Rua Beijing Lu, é um dos lugares mais caros para se comprar roupas e outras coisas, nunca levo meus clientes para este lugar, rsrsrs. Na verdade e um lugar ( Rua ) turístico.
Tem lugares com produtos com boa qualidade e bem mais baratos .
um abraço a todos,
Falk Rocha
Guangzhou – China
Se quiserem entrar em contato este é meu e-mail : desafio_china@yahoo.com.br
JOÃO TENREIRO
14 maio 2018SOU FADISTA E NUMA TOURNET QUE FIZ PLA CHINA, TIVE A OPORTUNIDADE DE CANTAR EM GUANGZHOU. ADOREI. GRANDE CIDADE, GENTE SIMPATICA, HOTEL 5 *****, SÓ NAO VOLTO SE NAO PUDER.
Carlinhos
11 abr 2016Chineses a pirataria escancarada no mundo todo que vergonha.. a desonestidade é operante… será que é vergonhoso ser honesto?????????? é o que parece….
Mhiguel horta
21 jan 2016muito bacana
Joao
07 nov 2015No proximo ano estarei aplicando para uma empresa aerea com sede em Guangzhou, se der certo me mudarei com minha familia para Guangzhou
Falk Rocha
21 out 2015Olá meu nome e Falk Rocha, sou brasileiro e moro em Guangzhou há cinco anos, trabalho fazendo pesquisas para clientes brasileiros interessado em fazer negocios com a China.
Fazemos Inspeção em mercadorias, e acompanhamos clientes que vem para a Feira de Cantão.
Realmente Guangzhou é muito bonita, eu particularmente gosto muito da comida, claro que depende muito do lugar e restaurante que vai.
Essa Rua Beijing Lu é um dos lugares mais caros para se comprar roupas e outras coisas, nunca levo meus clientes para este lugar, rsrsrs.
um abraço a todos,
Se quiserem entrar em contato este é meu e-mail : falk.china@gmail.com
Yuri
16 ago 2015Estive na China por três vezes, passei uma vez por guangzhou, em trânsito pra yiwu, deu pra constar o potencial turístico daquela cidade.
Quissanga Nunes
04 fev 2015quero la estar ou melhor preciso e se Deus me ajudar estarei la ainda este ano
Rodrigo faria goncalves
16 set 2014Eu particulamente achei muito interesante eu faco compras pela internet e meus pedido vem tudo deste lugar porgue no envelope vem informando o nome deste lugar guangzhou e nao sabia gue a china tem um lugar tao lindo e maravilhoso como este se eu estivese condicoes eu gueria visitar este lugar
Paula
05 abr 2014Parabéns pela página. Fotografias muito bonitas.