Sicília, uma terra de muitos povos
- 3838 Views
- joaquimnery
- 5 de novembro de 2014
- 1
- Destaques Europa Itália
27/09/2014
Saímos de Roma para Palermo, capital da Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, num voo de 1,5 horas de duração e carregados de expectativa para conhecer esse pedaço da Itália, que até então era muito novo para nós. Iríamos começar ali a segunda e mais importante parte da viagem.

A Sicília é a ilha que a “bota” da Itália chuta. Fica no meio do Mar Mediterrâneo, no extremo sul da Europa e bem pertinho da África. A sua localização geográfica estratégica fez com que a Sicília fosse invadida por quase todas as grandes civilizações do Mundo Antigo ou mesmo na Idade Média e na Idade Moderna.

Os conquistadores da Sicília chegavam e saíam quando eram substituídos por outros. O resultado disso foi um grande mosaico cultural, que está representado e é visível no seu povo, na sua cultura, na língua, na arte, nos costumes, na culinária e na sua arquitetura. O Siciliano é mais siciliano que italiano. É comum encontrarmos pelas ruas pessoas falando siciliano, um dialeto local.

Quem primeiro deixou grandes marcas na Sicília, foram os gregos, que ocuparam a região nos séculos VI e V a.C, formando a região da Magna Grécia. As ruínas gregas existentes nas cidades da Sicília estão entre as melhores do mundo.

Os romanos ocuparam o lugar a partir do século III a.C., seguidos pelos povos bárbaros (vândalos e ostrogodos), depois foi a vez dos bizantinos.

Na Idade Média, entre os séculos IX a XI a região foi ocupada por árabes, que influenciaram muito as artes e a arquitetura. Os normando chegaram no século XI e somente a partir daí a Sicília virou Sicília, uma terra de muitos povos, que hoje possui aproximadamente 5,2 milhões de habitantes.

A ilha tem um litoral extenso com praias belíssimas. O interior é montanhoso e íngreme, com pequenas cidades isoladas do mundo. Possui um clima árido, Temperado Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos.

A ilha é circundada pelo Mar Mediterrâneo, que ao norte da Sicília se subdivide em Mar Tirreno e a leste em Mar Jônico. Um dos destaques da geografia siciliana é o Monte Etna, um dos vulcões mais ativos do Planeta, cuja lava fertilizou os solos da Sicília o que facilita a agricultura.

As características da Sicília, suas cores, sabores, paisagem ímpar e cultura peculiar, fazem dessa região uma das mais visitadas da Itália, recebendo anualmente milhões de turistas do mundo inteiro. O turismo é uma das suas principais atividades econômicas da região.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Marilda Hoffmann
06 nov 2014Sou fã seus relatos. Conheço várias cidades da Itália mas na Cecília nunca estive, com seu parecer aguçou minha vontade de conhecer a Ilha .