O Pavilhão Dourado de Quioto
- 2925 Views
- joaquimnery
- 15 de novembro de 2013
- Ásia Destaques Japão
A segunda visita que fizemos em Quioto foi ao Pavilhão Dourado (Kinkaku-ji). O lugar é lindo, encantador. O templo budista chama-se Rokuon-ji, é um pagode pequeno, de dois andares, folheado a ouro puro, na beira de um lago espelhado, com um lindo jardim japonês ao redor.

O Kinkaku-ji é um dos principais símbolos de Quioto e uma multidão de turistas e fiéis passeia pelos jardins do templo diariamente. Não é possível visitar o interior do “Pavilhão Dourado”, onde ficam relíquias de monges budistas, mas o bom e belo fica do lado de fora.

No jardim, os caminhos, lagos e pontes são delicadamente bem cuidados.

O pavilhão foi construído em 1397, para funcionar como local de descanso do Xogum Yoshimitsu Ashikaga. Após a sua morte, o seu filho transformou o lugar em um Templo Zen.

Em 1950 o Templo foi incendiado por um monge “louco” e mais tarde reconstruído em 1955. A foto do Pavilhão Dourado e o seu reflexo nas águas do lago é um dos símbolos de Quioto.

A terceira visita do dia foi ao templo Xintoísta Heian Jingu, um dos mais novos da cidade, data de 1895 e foi construído para comemorar o 1.100o do aniversário de Quioto.

Na entrada do Templo Heian existe o maior Torii (pórtico xintoísta que fica na entrada dos templos) do mundo.

O Templo é uma homenagem aos Imperadores Kammu e Komei. O primeiro foi quem transferiu a capital de Nara para Quioto e o segundo foi o antecessor do Imperador Meiji que transferiu a capital de Quioto para Tóquio.

A principal atração do Templo Heian fica para os jardins da parte de trás do Templo, que são lindos e muito bem cuidados. O Lago Espelhado (Kyôko-chi) já foi cenário de filmes famosos como, “Memórias de uma Gueixa”. Os destaques ficam para as cerejeiras, mas na época que visitamos Quioto, elas não estavam floridas.

Lagos, um caminho de pedra por dentro do lago e uma ponte coberta completam o visual do jardim.

Voltamos dos templos e fomos circular pela 4a Avenida, a principal de Quioto.
Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.