Quioto, a capital imperial do Japão
- 2455 Views
- joaquimnery
- 12 de novembro de 2013
- 1
- Ásia Destaques Japão
Chegamos a Quioto à noite e seguimos direto para o Nikko Princess Hotels International, um hotel antigo, mas com uma localização excelente. Fica próximo à 4a Avenida. Quioto é uma cidade de traçado urbano ortogonal, portanto fácil de circular. As avenidas principais são numeradas de 1 a 13 e as transversais recebem nomes locais. A 4a Avenida é a mais movimentada e importante da cidade. Jantamos no bom restaurante do hotel.

No dia seguinte saímos pela manhã para um City Tour de reconhecimento pela cidade. Quioto foi a segunda capital do Japão, fundada em 794, manteve esse status de Capital Imperial, por 1.100 anos até passar a vez para Tóquio.

A cidade é grande, possui aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, mas é famosa pelos seus templos (budistas e xintoístas) e gueixas. Foram os templos que salvaram Quioto da bomba atômica da Segunda Guerra Mundial. A cidade estava na lista prioritária dos americanos, que mudaram de ideia, trocando-a por Nagasaki, para preservar os templos de Quioto e evitar uma maior comoção nacionalista no Japão.

A cidade é um dos principais polos de atração turística do Japão. Fizemos uma primeira parada no Castelo Nijo (Nijo-jo), o castelo dos Xoguns. O castelo foi construído em 1603 para servir de residência ao Xogum Tokugawa Ieyasu.

O complexo fica dentro de um terreno amplo, cercado por jardins e por uma grande muralha e fossos. O prédio principal chama-se Ninomaru. É uma construção em zigue-zague, para que ao longo de toda a sua estrutura houvesse uma vista privilegiada para os jardins.

Os salões são ricamente decorados com pinturas e trabalhos em madeira folheados a ouro, da época em que o castelo foi construído. A medida em que caminhamos pelo interior dos corredores do castelo, o piso produz um som, como o canto dos pássaros, por isso é chamado de “piso rouxinol”. O objetivo desse canto de pássaro, que era proposital, era denunciar a presença qualquer visitante inoportuno e/ou inimigo. Funcionava como um alarme para garantir a segurança do Xogum.

Os Xoguns eram os “Senhores da Guerra”, um senhor feudal que liderava todos os outros. Os Xoguns eram protegidos pelos Samurais, oficias de guerra que lideravam vários outros guerreiros.

O Castelo Nijo foi construído em Quioto para aproximar o Xogum do Imperador, já que a cidade era a capital do império.

Na saída, flagramos dois noivos que chegavam de uma cerimônia de casamento para fazer fotos na porta do Castelo.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Aldalice Gedeon ( Alda)
15 nov 2013Sou ligada aos detalhes,mas as vezes por conta do meu temperamento inquieto ,deixo escapar coisas muito importantes…comecei a seguir o blog “Um pouquinho de cada lugar” estou curtindo e aprendendo muito , na verdade estou fazendo uma viagem virtual através das excelentes explanações de Joaquin Nery e das fotos fantásticas que me parecem ter sido tiradas com uma câmera potente e um coração sensível a beleza dos lugares! Não só espero com ansiedade as postagens como também tenho recomendado aos amigos que demonstram interesse em conhecer historicamente destinos especiais.
Aldalice Gedeon