Gueixas e Maikos de Quioto
- 6963 Views
- joaquimnery
- 16 de novembro de 2013
- 3
- Japão
À noite fomos ao Bairro de Gion para assistir a um show sobre cultura japonesa (dança, música e teatro japonês) no Gion Corner.

O bairro de Gion fica nas margens do Rio Kamo, que corta a cidade. É o bairro das Gueixas de Quioto. Cheio de restaurantes, pousadas, casas de chá e teatros japonês. Caminhar pela cidade é uma boa opção e sempre existe a chance de avistarmos uma Gueixa por aí.

As Gueixas trabalham nas casas de chá exclusivas (Ochayas). São eventos e rituais privados, onde os clientes precisam ser indicados. Os turistas têm pouca chance de participar e o ritual pode custar até U$ 1.000,00 por pessoa, mas existem agências de turismo que oferecem esse programa.

A cerimônia do chá no Japão é algo bastante tradicional, com influências do Taoísmo e do Zen Budismo e envolve um ritual que pode durar até quatro horas, enquanto o chá é preparado cerimonialmente e servido aos convidados. Quem participa de uma cerimônia do chá precisa ter conhecimento de uma série de artes tradicionais e rituais que fazem parte do encontro. Mesmo um convidado, ou eventualmente um turista precisa conhecer gestos e frases pré-definidas portar-se de forma conveniente na sala de chá.

As Gueixas possuem um conhecimento profundo da dança, do canto e da tradição milenar japonesa. Usam quimonos ricos e bem arrumados e uma maquiagem forte, pintando o rosto de branco. São remuneradas para servir nas cerimônias do chá, levar sensualidade e prazer para os convidados, mas não necessariamente o sexo, que eventualmente poderá acontecer, mas não é o papel principal da Gueixa.

As Gueixas não são prostitutas, apesar de no ocidente terem sido interpretadas como tal. A condição de Gueixa é cultural e simbólica, envolvida em status, tradição e respeito das comunidades japonesas. Para se tornar uma Gueixa, a mulher passa por um treinamento rígido, disciplinado e prolongado. O excelente filme “Memórias de Uma Gueixa”, com roteiro de Arthur Golden, traduz de forma excelente a preparação e vida de uma Gueixa.

As aprendizes de Gueixas são as Maikos, mais jovens e ainda pouco experientes, usam cabelos naturais e quimonos mais coloridos e chamativos. As Geikos, são as Gueixas de Quioto, mais experientes que as Maikos, usam perucas trabalhadas e quimonos mais sóbrios. Tivemos uma grande sorte, pois uma Maiko passou ao nosso lado. Não é sempre que isso acontece.

Assistimos ao show do Gion Corner que é feito para turistas. É um mosaico de apresentações que envolvem a cerimônia do chá, a dança das Gueixas, música típicas, teatro popular e teatro de bonecos. Vale a pena, mas a qualidade é duvidosa e algumas pessoas acham cansativo.

Voltamos andando para o hotel após jantarmos em um dos inúmeros restaurantes que existem por aí, na Rua Pontocho, na beira do Rio Kamo.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (3)
Camila Motta
19 fev 2017Acho muito interessante também, à forma de interter que elas utilizam em suas cerimônias de chá
Camila Motta
19 fev 2017É muito interessante essa tradição japonesa, o livro “Memórias de uma Gueixa” descreve bem a história de uma Gueixa e tudo que ela passou para ser uma , só sei que é cultura e tal mas não concordei com a parte das Gueixas “Venderem” sua virgindade. Mas aprecio muito a rigidez de uma Gueixa que chega ser de uma certa forma doce e delicada.
Amandinha
28 jan 2014Fotos lindíssimas!