Jericó, a cidade mais antiga do Mundo
11 de abril de 2019
Seguimos viagem em direção a Jerusalém, entramos no território da Palestina e fizemos uma parada na cidade bíblica de Jericó, localizada em um oásis no Vale do Rio Jordão, numa depressão, 240 metros abaixo do nível dos oceanos, conhecida como a Cidade das Tâmaras.

Jericó é considerada a cidade constantemente habitada, mais antiga do mundo. Possui mais de 10 mil anos. Foi a primeira cidade conquistada por Josué, sucessor de Moisés, logo após ter cruzado o Rio Jordão conduzindo o povo de Israel que voltava da escravidão do Egito em busca da Terra Prometida.

A famosa batalha em que Josué conquistou Jericó é descrita no Velho Testamento como um episódio sangrento. A cidade foi rodeada sete vezes pelos “Filhos de Israel”, até que as paredes vieram abaixo. “Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram tudo quanto na cidade havia, destruíram totalmente a fio de espada, tanto homens como mulheres, tanto meninos como velhos, também bois, ovelhas e jumentos. «. — Josué 6:20-21”

É nos arredores de Jericó que fica o Monte das Tentações, onde Jesus, após o seu batismo no Rio Jordão, se recolheu para jejuar por 40 dias e noites e então foi tentado pelo Diabo, que teria lhe oferecido transformar pedra em pão para aplacar a sua fome e todos os reinos do mundo.

Jericó é uma cidade majoritariamente árabe, fica na região da Cisjordânia, dentro do Território da Palestina, que é formado hoje por três regiões não contíguas, a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e a parte de Jerusalém Oriental, sendo que esse último não é reconhecido por Israel como Território Palestino e sim como parte legítima do seu território.

A criação do Estado de Israel foi fundamentada numa resolução da ONU de 1948 que previa a divisão do Território da Palestina em dois estados, um árabe e um judeu. Desde a sua criação, as desavenças entre os dois grupos levaram árabes e judeus a várias guerras. Após as guerras, o atual Estado de Israel ocupa muitas áreas que foram propostas pela ONU para os palestinos.

CHEGANDO A JERUSALÉM
Chegamos a Jerusalém no final da tarde e fomos até o Hotel Prima Park. A localização não é das melhores, fica distante das principais áreas turísticas da cidade. A qualidade também deixa a desejar. O hotel é antigo e simples. Precisa de uma reforma.

Saímos à noite para um city tour pela cidade, com o objetivo de fazer uma visita panorâmica aos principais bairros de Jerusalém. A única vantagem desse tour foi que conseguimos visitar o Muro das Lamentações antes do sábado e, portanto, poderíamos fotografar a região. No dia seguinte iríamos lá mais uma vez, só que não conseguiríamos fazer as fotos, por ser dia de descanso e orações para os judeus.

O que mais vimos nessa noite em Jerusalém, foram os judeus ortodoxos. O Hotel Prima Park fica no centro de um bairro judeu, onde os ortodoxos são a maioria. Os ortodoxos fazem parte de uma das correntes do judaísmo que segue os costumes e rituais estabelecidos pela Torá da forma mais primitiva e tradicional. São facilmente reconhecidos pelas roupas que vestem, cortes de cabelo, etc.

Fomos até a cidade murada de Jerusalém. Foi uma visita rápida pois era apenas um passeio panorâmico. Seguimos até Muro das Lamentações ou Muro Ocidental, o nosso objetivo maior nessa noite. O muro é o que restou do antigo Templo de Herodes. Hoje é o lugar mais sagrado para os judeus, que vão até ele para fazer orações e colocar mensagens e pedidos nas fendas e buracos entre as pedras.

A qualquer hora do dia ou da noite, existem sempre muitos judeus rezando em frente ao Muro das Lamentações. A demonstração de fé é intensa. Todos carregam o livro sagrado dos judeus e rezam em voz alta. Existe um espaço anexo ao muro onde é possível pegar emprestado o livro sagrado dos judeus para fazer orações. São Torás em vários idiomas deferentes, inclusive em português.

Saímos da cidade murada e fomos até um mirante localizado na Jerusalém Ocidental, onde existe uma excelente vista panorâmica da cidade à noite.

- Bíblia
- Cidade das Tâmaras
- Cisjordânia
- Diabo
- Estado de Israel
- Faixa de Gaza
- Hotel Prima Park
- Israel
- Jericó
- Jerusalém
- Jerusalém Oriental
- Jesus
- jesus cristo
- Josué
- Judeus
- Judeus Ortodoxos
- Moisés
- Monte das Tentações
- Muro das Lamentações
- Muro Ocidental
- ONU
- Palestina
- Rio Jordão
- Templo de Salomão
- Terra Prometida
- Território da Palestina
- Torá
- Vale do Rio Jordão
- Velho Testamento
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Anônimo
25 maio 2019Grata pela partilha.
Cumprimentos.