A Baía de Camamu
- 4083 Views
- joaquimnery
- 29 de março de 2020
- Bahia Brasil Destaques
14 de março de 2020
A Ilha da Pedra Furada
Estávamos hospedados na Pousada Villa Balidendê em Barra Grande e decidimos fazer um passeio pela Baía de Camamu. Contratamos uma lancha privativa e partimos da praia em frente ao nosso hotel. Fizemos uma primeira parada na Ilha da Pedra Furada, a principal parada dos passeios de barco pelo interior da baía.

A ilha é uma concessão particular, mas não tem nenhuma construção relevante no seu interior. Apenas uma pequena lojinha que vende serviços básicos na alta estação e com apoio de banheiros. A visita à ilha custa R$5,00 que precisam ser pagos em espécie no momento de desembarque no pequeno píer que existe por lá.

A ilha fica sobre um rochedo. Possui algumas grutas e buracos nas rochas que foram escavados pela força das águas. A mais pitoresca, por motivos óbvios, é a Gruta da Vagina, por onde os visitantes são quase obrigados a passar, nos caminhos que existem no interior da ilha. O banho de mar não é muito bom, pois existem muitas pedras na beira da praia, o que gera algum desconforto.

A Cachoeira do Tremembé
Saímos da Ilha da Pedra Furada e decidimos seguir direto em direção à Cachoeira do Tremembé, uma das atrações mais inusitadas da Baía de Camamu. A Baía de Camamu é a terceira maior do Brasil, perde para a Baía de Todos os Santos e para a Baía de Guanabara. As praias são maravilhosas. Existem várias ilhas com mar calmo e ambiente paradisíaco.

São mais de 30 quilômetros de extensão por entre manguezais para percorrer a baía até a sua parte mais interna. Fomos para lá, pois o nosso objetivo era chegar até a Cachoeira do Tremembé, uma das principais atrações da região.

No caminho passamos em frente à cidade de Maraú, a sede do município onde fica a vila de Barra Grande. Toda essa região turística pertence a Maraú. A cidade surgiu como consequência da lavoura do cacau nessa região da Bahia. A população é de pouco mais de 21 mil habitantes. A cidade fica em dois níveis. No alto da colina a Igreja emoldura a paisagem.

Seguimos até a Cachoeira do Tremembé, na foz do Rio Araú, na Ilha Veneza, dentro da Baía de Camamu. O rio deságua nessa formação inusitada. As lanchas encostam na cachoeira que possui 30 metros de largura e 5 metros de altura. É possível tomar um banho maravilhoso sem sair da lancha.


Alguns moradores da região ficam por aí para ajudar aos turistas que querem aproveitar as águas da cachoeira, em troca de alguma gorjeta. Nas corredeiras ainda é possível tomar um banho de hidromassagem natural aos pés da queda d’água.


Ilhas de Goió, Sapinho e Campinho
Quando retornamos da Cachoeira do Tremembé, fizemos uma primeira parada na Ilha de Goió para um banho de mar rápido.

Depois seguimos até a comunidade de Sapinho onde existem vários restaurantes e as lanchas e escunas usam como ponto de apoio para almoço. É possível provar uma deliciosa moqueca de lagosta ou outras iguarias regionais. Almoçamos no Restaurante São Jorge, que havia sido indicado pelos proprietários da Pousada Villa Balidendê.

Depois do almoço seguimos para a Ilha de Campinho onde tomamos mais um banho de mar espetacular. Na Ilha de Campinho existem as ruínas de um antigo porto que deveria ter sido construído na década de 70 para escoar produtos do Centro Oeste do Brasil. Esse foi um projeto da época do Milagre Econômico Brasileiro, mas não chegou a ser concluído. Com o fim do “milagre”, o projeto foi abortado e as ruínas ainda estão por lá.

No final da tarde paramos na praia da Pousada Vila Balidendê para mais um banho de mar espetacular. Como essa seria a nossa última noite em Barra Grande, optamos por jantar no restaurante do hotel, pois no dia seguinte sairíamos cedo em direção a Salvador.

15 de março de 2020
Pegamos uma lancha na praia do hotel, para Camamu. No caminho ainda deu para aproveitar as paisagens da Baía de Camamu. Paramos na Marina São Jorge onde pegamos o carro e seguimos de volta pela BA 001 até o Terminal Marítimo de Bom Despacho onde pegamos o Ferry Boat para Salvador.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.