Taipu de Fora
- 10108 Views
- joaquimnery
- 24 de março de 2020
- Bahia Brasil Destaques
13 de março de 2020
Taipu de Fora
Depois de dois dias de muita chuva em Barra Grande de Camamu, finalmente o sol brilhou forte. Como estávamos no período de influência da lua cheia, a maré estava com grande oscilação. Essa é época ideal para conhecer a praia de Taipu de Fora e foi isso o que fizemos logo pela manhã. O horário da maré vazia era aproximadamente ao meio-dia e não queríamos perder essa oportunidade. Pegamos um táxi e seguimos para a praia. Os táxis cobram R$60,00 por trecho para os 8 km até Taipu de Fora numa estrada terrivelmente esburacada e não pavimentada.

A Península de Maraú é um dos melhores destinos de praias do Brasil e Taipu de Fora é a joia mais rara da península. As piscinas naturais que aparecem na maré vazia, o extenso coqueiral que proporciona uma moldura encantadora na fotografia e as longas faixas de areia completam o paraíso de Taipu de Fora.

O período ideal para visitar Taipu de Fora corresponde às luas nova e cheia, quando a amplitude da maré é maior e as piscinas ficam mais visíveis. Essas são as chamadas marés vivas, ou de grande amplitude. A maré cheia fica muito alta, mas quando o mar recua, os corais e as piscinas naturais aparecem, formando áreas excelentes para mergulho de snorkel. Máscaras e respiradores podem ser alugados aí mesmo na areia da praia. A água do mar é morna e o banho delicioso.

Passamos o dia em Taipu de Fora, usufruindo da infraestrutura do Bar das Meninas, um dos melhores e mais famosos da região. O Bar das Meninas fica em frente às piscinas naturais. É o local mais movimentado da praia e fica bastante cheio nos períodos de alta estação. Em março o movimento é menor e o banho de mar é espetacular.

Voltamos à tarde para o hotel. Ainda deu tempo de tomar um último banho de mar na praia da Pousada Villa Balidendê. Do outro lado da Península de Maraú, dentro da Baía de Camamu, onde o mar é mais calmo e deserto.

À noite seguimos para centrinho de Barra Grande onde circulamos um pouco na área. Barra Grande é uma vila muito pacata, pequena e primitiva. O centrinho é cercado e não possibilita a circulação de carros. Possui uma pracinha, uma igrejinha e alguns bares e restaurantes ao redor. Apesar da vila ser muito pequena, possui bons restaurantes. Fomos para o Restaurante Sapori d’Italia. Um bom italiano em Barra Grande.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.