A Cachoeira do Buracão na Chapada Diamantina
- 3882 Views
- joaquimnery
- 7 de maio de 2023
- 5
- Bahia Brasil Super Destaque
29 de abril de 2023
De Mucugê para Ibicoara
Estávamos em Mucugê, na Chapada Diamantina. Contratamos um guia com a Agência Andarilhos da Chapada, comandada pelo guia Vini (75)98288-3031. Saímos cedo do hotel em direção a Ibicoara, onde encontraríamos o guia, Jhonny, que nos acompanhou na aventura para chegar até a base da Cachoeira do Buracão. São 70 km desde Mucugê, percorrendo uma boa estrada.

A Serra do Sincorá
Em Ibicoara encontramos o guia e seguimos por mais 30 km, em uma estrada de barro, até onde começa a trilha que leva à Cachoeira do Buracão. Na estrada uma paisagem maravilhosa, cortamos a Serra do Sincorá, a “espinha dorsal” da Chapada Diamantina.

O Parque Municipal do Espalhado
Deixamos o carro na entrada do Parque Municipal do Espalhado, onde começa a trilha que leva à Cachoeira do Buracão e seguimos andando. A trilha, em geral, é plana e fácil e o caminho é muito bonito. A região é formada por um imenso lajedo, denominado de Espalhado. Seguimos bordejando o curso da água até o destino final. Somente no final da trilha, ela fica íngreme e mais difícil.

O Cânion do Buraquinho
Fizemos uma nova parada no Cânion do Buraquinho. A imensidão das rochas e o trabalho que a erosão fez ao longo do tempo geológico já chama a atenção e nos enche de expectativa sobre o que virá.

A trilha para o Buracão
Seguimos pela borda do Buracão e começamos a descer a trilha acidentada. O nosso objetivo era entrar no Buracão. Para isso uma descida íngreme, algumas escadas e uma paisagem de ficção cinematográfica. A sensação quando se desce a trilha do Buracão é que você está participando de um filme de Steven Spielberg.

Nadando no Cânion do Buracão
Quando chegamos na base do Buracão, a aventura continua. Já estávamos com os coletes salva-vidas que pegamos na entrada do Parque Municipal. Descemos um pouco mais, nos esgueirando pelas rochas, até chegar ao rio que corre pelo Cânion saindo do Buracão. Daí seguimos nadando ou nos apoiando nas rochas das margens do cânion, até chegar ao grande poço.

O poço do Buracão
Continuamos colados ao paredão da rocha, pela parede do cânion. São cerca de 200m até aparecer a imagem mágica. Um imenso buraco cavado pela água, com aproximadamente 50m de diâmetro. Ao fundo despenca a cachoeira com 85m de altura. A água sai dessa área pelo cânion, rio abaixo.

A Cachoeira do Buracão
A água é gelada, mas não dá para chegar aqui e não experimentar. Nadamos até a base da cachoeira e ficamos por algum tempo tomando banho naquela ducha maravilhosa, com a sensação de que “o melhor lugar do mundo é aqui e agora”.

Muita gente no Buracão
Estávamos no feriadão do Dia do Trabalho. Quando chegamos, o Buracão estava lotado de turistas, que estavam aí em busca de uma experiência única de contato com a natureza, mas isso não chegou a incomodar. Ficamos naquele paraíso, com uma sensação esquisita de que aquilo em volta era tudo que interessava nas nossas vidas. Acordamos do sonho e começamos a fazer o caminho de volta.

Na borda do Buracão
Depois que subimos a parte mais íngreme da trilha, chegamos à parte alta da Cachoeira do Buracão. Ficamos na borda do precipício. Lá de cima dá para entender a magia do lugar. A natureza aqui foi perfeita e caprichosa. A cachoeira despenca de uma altura de 85m. É possível ficar bem na borda e ter uma sensação única da altura e do movimento das águas.

Banho nas corredeiras do Espalhado
Deixamos para trás uma das maravilhas da natureza na Chapada Diamantina. Na volta ainda deu tempo para um último banho numa das corredeiras do Espalhado.

Um mirante na Chapada
Passamos pela localidade denominada de Campo Redondo, formada por sítios, num vale verdejante e fértil. O vale possibilita boas fotos e atrai comunidades de vida alternativa. A região é considerada ideal para “contatos com extraterrestres”. Existe um mirante natural, onde a maioria dos visitantes que passam por ali, param para fazer a foto do vale, com a Serra do Sincorá ao fundo.

O Restaurante Point da Chapada
Chegamos a Mucugê à noite. Fomos jantar no bom Restaurante Point da Chapada. Um bom espaguete ao molho de tomate com filé a parmegiana.
Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (5)
joaquimnery
21 maio 2023Obrigado Marilucio.
joaquimnery
21 maio 2023Oh amigo, foi muito bom te encontrar. Um abraço.
Marilucio D Ramos
20 maio 2023Excelente experiência vivenciada num
Dos lugares mais bonito do Brasil, a
Chapada Diamantina. Como nasci nessa região, sugiro um novo passeio, agora, no Vale do Paty.
Vocês vão adorar, pois é de tirar o fôlego!
Parabéns para todos vocês !!!
Luís Sávio Barreto Alves de Sousa
19 maio 2023Excelente matéria, dessas que fazem a gente querer logo pegar a estrada e ir visitar!!! Ainda mais quando escrita por um amigo querido que não via há muito tempo e que tive a alegria de encontrar em Lençóis, justamente quando retornava desse passeio maravilhoso.
deivid
13 maio 2023BOMJOUR ,CAVA SEBOM