A Cachoeira do Mosquito na Chapada Diamantina
- 3703 Views
- joaquimnery
- 16 de agosto de 2015
- 7
- Bahia Brasil
23 de junho de 2015
Nesse segundo dia na Chapada Diamantina, saímos pela manhã para conhecer a Cachoeira do Mosquito, localizada a 40 km de Lençóis. São 20 km de asfalto e mais 20 km de estrada de barro. Para ir ao Mosquito pegamos a estrada secundária que sai de Lençóis em direção à BR 242. Chegando lá, viramos à direita, no sentido da BR 116 e rodamos mais 9 quilômetros, quando entramos na estrada de barro à esquerda.

São mais 20km de estrada de barro até chegar à fazenda onde fica a Cachoeira do Mosquito. Depois que estacionamos o carro, seguimos por uma trilha fácil, de aproximadamente meia hora. Depois a trilha desce para a base da cachoeira. O caminho é simples para se chegar até o local do banho.

Tomamos um banho de água gelada. Dá para ficar debaixo da cachoeira. Ainda existe um pequeno poço, onde se pode relaxar. Todo o esforço vale a pena.


A Cachoeira do Mosquito é uma atração que vem sendo visitada há muito pouco tempo, na Chapada Diamantina. Há aproximadamente 3 anos, quando foi aberto o acesso. Fica numa propriedade privada, portanto é preciso pagar um ingresso de R$10,00 por pessoa para ir até lá. Normalmente é pago numa agência de turismo em Lençóis, mas caso alguém chegue por aí, de forma desavisada, pode pagar o ingresso na cancela de acesso à trilha.

Existe um excelente mirante, na parte alta, de onde podemos ter uma vista espetacular da Cachoeira do Mosquito.

Voltamos para Lençóis e fomos almoçar, no excelente restaurante, Cozinha Aberta. O letreiro na porta destacando, “Slow Food”, já deixa o cliente prevenido, pois o serviço pode demorar, mas vale muito a pena. O prato que escolhemos foi uma “Roupa Velha com purê de banana-da-terra”. Dos Deuses.


À noite fomos para a praça da cidade onde as fogueiras e fogos comemoravam o São João. A festa em Lençóis é calma e bastante típica, sem os grandes shows, como acontecem em outras cidades do interior da Bahia. No dia seguinte voltamos para Salvador.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (7)
Rodolfo
27 jan 2017Fui com minha esposa no restaurante
Cozinha Aberte e comemos o prato
roupa velha, realmente muito bom!
Na Chapada Diamantina
09 ago 2016Republicou isso em @NaChapadaDiamantinae comentado:
Cachoeira do Mosquito
joaquimnery
24 dez 2015Camila,
Saindo de Lençóis em direção a Salvador, você segue por aproximadamente 9 quilômetros e depois vira à esquerda, numa estrada de barro, por mais 9 quilômetros até chegar na fazenda onde fica a Cachoeira do Mosquito. Existem placas de sinalização, mas o ideal é ir com um guia que você contrata em Lençóis mesmo.
Um abraço.
Camila
22 dez 2015Parabéns pelo post, Joaquim Nery!
Conseguiu me deixar com muita vontade de conhecer a cachoeira do Mosquito!
Estou indo para a Chapada agora no reveillon, minha primeira visita ao parque. Mas estou com dificuldade de localizar onde fica a Cachoeira do Mosquito. Voce poderia me passar com mais detalhes a localização?
Grata
Camila Passos
vivaldo barreto
31 ago 2015Maquinífico, assim vamos vendo as maravilhas do nosso mundo,com os documetários do fotográficos de Joaquim Nery Filho. Parabéns pelas as fotos.
joaquimnery
27 ago 2015Obrigado Maria Celeste. Continue acompanhando o blog.
Um abraço.
maria celeste cunha
27 ago 2015E assim, com um “pouquinho de cada lugar”, vamos conhecendo o mundo com os excelentes documentários fotográficos de Joaquim Nery Filho. De novo os meus parabéns.