O gigante Rio Amazonas
- 6134 Views
- joaquimnery
- 8 de maio de 2015
- 2
- Amazonas Brasil
21 de abril de 2015.
No final da manhã assistimos a uma excelente palestra com um dos guias do navio, sobre a Amazônia. Na palestra foram enfatizados aspectos relacionados com o relevo e a hidrografia da Amazônia.

A Amazônia possui três grandes unidades de relevo. Ao norte predomina o Planalto das Guianas, uma das mais antigas formações geológicas do planeta. O Planalto das Guianas sobe degraus, a partir da calha central da Planície Amazônica, até a fronteira do Brasil com as Guianas, Venezuela e Colômbia, onde alcança as suas maiores altitudes e onde nascem os afluentes da margem esquerda do Rio Amazonas. É nessa parte que fica o Pico da Neblina, a maior elevação do Brasil.

No centro da região fica a Planície Amazônica, uma planície sedimentar, bastante plana, onde passa a calha central do Rio Amazonas. A Planície Amazônica foi formada ao longo do tempo geológico pela deposições sedimentares do Rio Amazonas e dos seus afluentes.

Na porção sul do território, fica o Planalto Brasileiro, que também é uma estrutura geológica antiga, porém bem mais plana que o Planalto das Guianas. É aí que nascem os afluentes da margem direita do Rio Amazonas.
O Rio Amazonas nasce no Peru, em dois rios, Ucayali e Marañon, que se encontram para formar o Solimões, que por sua vez já é o próprio Amazonas. As nascentes mais longínquas do Rio Amazonas provavelmente ficam no Nevado Mismi, nas encostas dos Andes, existem porém avaliações controversas em relação a isso. A partir daí são 6.922 km de extensão, o que lhe dá o título de mais extenso rio do Mundo, além de ser aquele que apresenta o maior volume de água.

O Amazonas entra no Brasil com o nome de Solimões e somente passa a se chamar Amazonas a partir do momento em que se encontra com o Rio Negro, após a cidade de Manaus. Daí ele segue até a sua foz na divisa entre o Amapá e o Pará. Nesse trecho ele derrama 180 milhões de litros de água por segundo na foz. Chega a empurrar as águas do Oceano Atlântico por mais de 120 km oceano a dentro.

O ecossistema amazônico possui uma série de identidades próprias. A Terra Firme são áreas mais afastadas dos rios e mais altas, que nunca sofrem alagamentos, Os Igapós são florestas que ficam inundadas durante as cheias dos rios. Possuem também árvores frondosas e tão densas quanto na Terra Firme.

À tarde fomos navegar pelos canais entre as ilhas do Arquipélago das Anavilhanas, na região conhecida como Três Bocas. O caminho era um labirinto de canais e ilhas. A paisagem é impactante. O espelho d’água faz transparecer a tranquilidade da floresta e do meio ambiente ainda intocado.

Por entre os Igarapés e Igapós das Anavilhanas, vimos tucanos, araras, papagaios, patos, etc. Anoiteceu e ainda estávamos nos canais, onde tivemos demonstrações de focagem de animais. Foi possível ver cobras, jacarés e ouvir a magnífica cantoria dos sapos na noite escura. Voltamos para o Navio e finalizamos esse dia de fortes emoções na Amazônia Brasileira.

- Amapá
- Amazônia
- Arquipélago das Anavilhanas
- Brasil
- Colômbia
- Grand Amazon
- Guianas
- Iberostar Grand Amazon
- Igapós
- Igarapés
- Marañon
- Nevado Mismi
- Oceano Atlântico
- Pará
- Peru
- Pico da Neblina
- Planalto Brasileiro
- Planalto das Guianas
- Planície Amazônica
- Rio Amazonas
- Rio Negro
- Rio Solimões
- Solimões
- Terra Firme
- Três Bocas
- Ucayali
- Venezuela
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Batista Nunes Pereira
10 maio 2015Como e Linda a natureza, posso ti afirma que achei muito Lindos Rios, planícies e Florestas,
como eu queria ir a passeio nestes Lugares., Já estive no pantanal mais a serviço, com caminhão Boiadeiro, transportando gados para os Frigoríficos, da Região de Rondonópolis-MT, e pra ser mais claro na cidade de Pedra Preta, onde fica um dos Frigoríficos, Friboi.,
usastonehenge
09 maio 2015Republicou isso em usastonehengee comentado:
Rio a