A quarta parte de um City Tour por Brasília
- 965 Views
- joaquimnery
- 2 de janeiro de 2022
- Brasília Brasil Super Destaque
02 de outubro de 2021
Alguns Palácios de Brasília
Estávamos em Brasília com um grupo familiar e contratamos um guia privativo, o Joel (61)74008812, para nos levar aos principais pontos turísticos da cidade e podermos entender um pouco mais sobre o fenômeno Brasília, a sua origem e suas principais características. Depois de fazer um tour panorâmico pela cidade, visitar a Catedral Metropolitana e passar pelo Eixo Monumental, chegamos ao Palácio Itamaraty.

O Palácio Itamaraty
Antes de chegar à Praça dos Três Poderes, descendo pelo Eixo Monumental, ao lado do Palácio do Congresso Nacional, fica o Palácio dos Arcos, ou Palácio Itamaraty, onde funciona o Ministério das Relações Exteriores e onde o Presidente da República recebe os Chefes de Estado do mundo inteiro quando visitam Brasília. É fundamentalmente usado para recepções de Estado. O nome foi herdado do Palácio do Itamaraty do Rio de Janeiro, onde tradicionalmente, antes de Brasília, já funcionava o Ministério das Relações Exteriores. Por esse motivo, o Palácio dos Arcos virou Palácio Itamaraty, sem o “do”.

É uma das joias projetadas por Oscar Niemeyer para Brasília, com projeto estrutural de Joaquim Cardozo. Como em todos os projetos de Niemeyer, o concreto armado é o protagonista. O edifício possui o maior hall sem colunas da América Latina. Uma das suas características é a grande quantidade de obras de arte que possui. O paisagismo interno é de Burle Marx. A marca registrada do Palácio é a escultura de Bruno Giorgi, que fica num espelho d’água em frente ao Palácio, denominada de “Meteoro”, de 1968. O Meteoro é uma esfera vazada que simboliza os laços diplomáticos entre os cinco continentes. É o maior símbolo do Palácio. A aparente leveza da escultura, que parece flutuar no espelho d’água, disfarça as cinquenta toneladas da sua estrutura.

O Palácio da Justiça
Ainda nos arredores do Palácio do Congresso Nacional, fica o Palácio da Justiça que funciona como sede do Ministério da Justiça. Outro edifício icônico criado por Oscar Niemeyer e com projeto estrutural de Joaquim Cardozo. Possui uma arquitetura moderna onde destacam-se seis calhas com níveis variados que compõem a fachada.

O Palácio do Supremos Tribunal Federal
O Palácio do Supremo Tribunal Federal também possui projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer e o projeto estrutural de Joaquim Cardozo. O símbolo maior do Palácio é a escultura “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, de 1961, que representa uma mulher sentada e vendada, segurando uma espada, localizada na frente do edifício. É um símbolo inspirado na mitologia greco-romana que caracterizam as deusas das leis e da justiça. A escultura de 3,3 metros de altura foi criada para decorar a frente do edifício. É aí que funcionam as seções do Supremo Tribunal Federal.

O Palácio do Planalto
O Palácio do Planalto complementa o conjunto que cerca a Praça dos Três Poderes. É o local de trabalho do Presidente da República e é dedicado ao poder executivo. Aí também funciona a Casa Civil, a Secretaria Geral do Governo e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O projeto é também de Oscar Niemeyer, com projeto estrutural de Joaquim Cardozo. O Palácio foi inaugurado na mesma data da inauguração de Brasília. A rampa central e o púlpito completam o conjunto arquitetônico.

Leia mais sobre Brasília no post a seguir:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.