Um City Tour por Brasília
- 714 Views
- joaquimnery
- 19 de dezembro de 2021
- Brasília Brasil Super Destaque
02 de outubro de 2021
Começando o passeio por Brasília
Estávamos em Brasília com um grupo familiar e contratamos um guia privativo, o Joel (61)74008812, para nos levar aos principais pontos turísticos da cidade e podermos entender um pouco mais sobre o fenômeno Brasília, a sua origem e suas principais características.

O planejamento do Joel era nos levar para conhecer as Sete Maravilhas de Brasília, escolhidas por uma votação popular estimulada pelo IPHAN, em 2008, que elegeram entre 25 monumentos da capital, os sete mais importantes. Os monumentos escolhidos foram: A Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, o Templo da Boa Vontade, a Ponte JK, O Santuário Dom Bosco, o Palácio da Alvorada e o Palácio do Planalto.

O Palácio da Alvorada
Começamos a visitação pelo Palácio da Alvorada, que estava a 500 metros do nosso hotel, nas margens do Lago Paranoá. É a residência oficial do Presidente da República. O projeto arquitetônico é um dos mais emblemáticos de Oscar Niemeyer e o projeto estrutural é do engenheiro Joaquim Cardozo. Totalmente revestido em mármore, um dos marcos do Palácio são as suas colunas que tocam o terreno com a ponta dos vértices, passando uma ideia de flutuação do edifício.

Os pilares do Palácio da Alvorada acabaram se transformando num dos símbolos de Brasília. O espelho d’água e o grande gramado na frente do Palácio também são marcos da sua estrutura. Eventualmente aparecem emas pastando no gramado do Palácio e os turistas fazem a festa. As emas são um dos símbolos do Planalto Central.

A Ponte JK
Saímos do Palácio da Alvorada e seguimos em direção ao centro de Brasília. A nossa primeira parada foi para uma vista panorâmica da Ponte Juscelino Kubitschek, ou Ponte JK, uma das Sete Maravilhas de Brasília. Fica localizada entre o Lago Sul e a parte central de Brasília, atravessando o Lago Paranoá e encurtando muito a distância entre essas duas partes da cidade. A ponte foi inaugurada em 2002, possui 1,2 quilômetros de extensão, duas pistas para carros, cada uma com três faixas e duas passarelas laterais para ciclistas e pedestres.

O Lago Paranoá
O Lago Paranoá é artificial. Foi criado a partir do represamento do Rio Paranoá, em 1959. A ideia para a construção do lago veio desde o século XIX, com a Missão Cruls de 1894, que identificou o local onde deveria ser construída a futura capital federal.

O lago possui 48 quilômetros quadrados de área, 80 quilômetros de perímetro e uma profundidade máxima de 38 metros. Armazena água para Brasília, é fundamental na amenização do clima da cidade, aumentando a umidade das áreas ao seu redor e se transformou numa importante área de lazer para a capital, com algumas praias artificiais. A barragem também gera energia, mesmo que insuficiente para o consumo da cidade. Também ajuda na manutenção equilibrada do volume das águas do lago, evitando inundações.

Nos entornos do Lago de Paranoá existem clubes sociais, onde são praticados esportes náuticos. O Distrito Federal possui mais de 50 mil barcos cadastrados, sendo a quarta maior frota náutica do país. Na orla do Lago existem bares, restaurantes e muitas opções de lazer, sobretudo na área conhecida como Península do Lago, com áreas de serviços, restaurantes e hotéis.

Com a construção do Lago Paranoá, o Plano Piloto de Brasília sofreu uma pequena modificação, pois o formato do lago exigiu que os braços da “Cruz” do projeto original de Brasília, fossem arqueados, transformando o Plano Piloto num desenho de “avião”.

A Catedral de Brasília
Seguimos para a Catedral de Brasília, um dos ícones mais importantes da cidade e uma das Sete Maravilhas de Brasília, aliás, a mais votada pelo público.

Oficialmente se chama Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Fica no coração do Eixo Monumental, no centro de Brasília, na região da Esplanada dos Ministérios. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer e considerado uma obra prima do arquiteto/artista. O projeto estrutural foi do engenheiro e parceiro de Niemeyer, Joaquim Cardozo, que também fez com ele, outros projetos de Brasília, como o Palácio do Congresso Nacional.

Apesar da obra ter começado em 1958, portanto fazendo parte do Plano Piloto de Brasília, a Catedral somente foi inaugurada em 1970. A complexidade da obra, com sua estrutura inusitada de concreto armado foi um desafio a ser vencido.

Do lado de fora da Catedral existem quatro grandes esculturas de bronze, com três metros de altura cada, que representam os quatro evangelistas, uma obra de Alfredo Ceschiatti.

O batistério foi inaugurado em 1977. É uma estrutura oval ao lado da Catedral. Pode ser acessado por fora ou pelo interior do templo

Um campanário gigante com 20 metros de altura, sustentando 4 grandes sinos, doados por cidadãos espanhóis que moram no Brasil, completa o complexo da Catedral.

Os magníficos vitrais que compõem a decoração e estrutura da Catedral, são da artista plástica Marianne Peretti, que fez também vários outros trabalhos em parceria com Niemeyer. Os vidros transparentes originais, de 1970, criavam alguns transtornos para os cultos religiosos, pois a incidência do sol em determinados momentos era excessiva, em 1987 os vidros incolores originais foram substituídos por vitrais pintados, que compõem a atual decoração da Catedral.

O acesso à Catedral se dá por uma passagem subterrânea. No seu interior destacam-se três anjos suspensos em cabos de aço, feitos pelo escultor Alfredo Ceschiatti. O menor possui 2,22 metros de comprimento e pesa 100 quilos, o médio tem 3,4 metros e pesa 200 quilos e o maior possui 4,25 metros e pesa 300 quilos.

Acompanhe esse tour no próximo post.
- Alfredo Ceschiatti
- Brasília
- Catedral de Brasília
- Congresso Nacional
- Distrito Federal
- Eixo Monumental
- Joaquim Cardozo
- Lago Paranoá
- Marianne Peretti
- Missão Cruls
- Oscar Niemeyer
- Palácio da Alvorada
- Palácio do Planalto
- Planalto Central
- Plano Piloto de Brasília
- Ponte JK
- Ponte Juscelino Kubitschek
- Santuário Dom Bosco
- Sete Maravilhas de Brasília
- Templo da Boa Vontade
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.