Cachoeira do Mosquito, uma das maravilhas da Chapada Diamantina
- 1164 Views
- joaquimnery
- 17 de julho de 2021
- 2
- Bahia Brasil Super Destaque
14 de junho de 2021
O Ateliê de Jan Araújo
Nesse terceiro dia de Chapada Diamantina, saímos pela manhã para tomar um banho na Cachoeira do Mosquito, um dos melhores da região. Antes, porém, passamos no ateliê do artista plástico Jan Araújo, que faz um trabalho maravilhoso, em barro. O ateliê de Jan Araújo fica anexo à sua casa, em Lençóis. Ele possui uma técnica própria e herdada do seu pai, que já produz, na cidade, há muito tempo.

As peças mais famosas de Jan Araújo, estão associadas aos Deuses do candomblé, mas também são feitos murais e painéis importantes. São peças bastante coloridas e alegres.

A Cachoeira do Mosquito
Seguimos para a Cachoeira do Mosquito, localizada a 40 km de Lençóis. São 20 km de asfalto. Para ir ao Mosquito pegamos a estrada secundária que sai de Lençóis em direção à BR 242. Chegando lá, viramos à direita, no sentido que leva a Salvador e rodamos mais 9 quilômetros, quando saímos da rodovia principal e entramos numa estrada de barro à esquerda.

São mais 20km de estrada de barro até chegar à fazenda onde fica a Cachoeira do Mosquito. Depois que estacionamos o carro, seguimos por uma trilha fácil, de aproximadamente meia hora. No meio da trilha existe um excelente mirante que permite uma visão privilegiada da Cachoeira do Mosquito com todo o seu esplendor.

Depois a trilha desce para a base da cachoeira. O caminho é simples. Para se chegar até o local do banho, hoje, existem escadas de pedra e cimento nos locais onde antigamente escalávamos as pedras. Tomamos um banho de água gelada. Dá para ficar debaixo da cachoeira. Ainda existe um pequeno poço, onde se pode relaxar. Todo o esforço fala a pena.

A Cachoeira do Mosquito é uma atração que vem sendo visitada há relativamente pouco tempo, há aproximadamente 8 anos, quando foi aberto o acesso. Fica numa propriedade privada, portanto é preciso pagar um ingresso de R$40,00 por pessoa para ir até lá. É um programa que pode ser feito sem guia, basta seguir as indicações da estrada. O Ingresso pode ser pago na porteira da fazenda, na trilha que leva à cachoeira.

Quando saímos da Cachoeira do Mosquito, almoçamos no restaurante da fazenda, que serve uma comida caseira excelente. Faz parte do programa e é imperdível.

Voltamos para Lençóis e jantamos no restaurante da Pousada Canto das Águas. Nesses tempos de pandemia, os restaurantes precisam fechar mais cedo. Após o jantar, circulamos um pouco pela cidade.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Monica
18 jul 2021Adorei
Anônimo
18 jul 2021Grata pelas belas imagens e um pouquito da beleza do Brasil.
Cumprimentos.