Revisitando a Cachoeira de Paulo Afonso
- 1323 Views
- joaquimnery
- 21 de maio de 2022
- Alagoas Bahia Brasil Super Destaque
Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo
14 de março de 2022
A Cachoeira de Paulo Afonso
A Cachoeira de Paulo Afonso fica no médio curso do Rio São Francisco. Surge a partir do momento em que o rio desce do platô planáltico nordestino em direção à planície litorânea. Nesse trecho ele forma um conjunto de quedas d’águas que podem chegar a 80 metros de altura. A partir da implantação da barragem de Paulo Afonso, criada para possibilitar a geração de energia, o represamento das águas secou a cachoeira. O fenômeno de Paulo Afonso passou a ficar visível apenas quando acontece a abertura das comportas das usinas da CHESF.

As chuvas provocaram a abertura das comportas
Em março de 2012, havia 12 anos que a cachoeira não aparecia para contemplação dos visitantes. Com as chuvas do verão desse ano, o volume de água foi tão grande, que as comportas da barragem de Sobradinho foram abertas e a cachoeira reapareceu com toda a sua exuberância.

A decisão de ir
Estávamos em Guarajuba, no litoral norte da Bahia, quando conversamos sobre a oportunidade de ir conhecer a Cachoeira de Paulo Afonso, pois não sabíamos quando teríamos outra oportunidade como essa. Decidimos sair no dia seguinte e aproveitar que já tínhamos algum caminho andado.

De Guarajuba para Piranhas
Saímos de Guarajuba para Piranhas, em Alagoas, pela estrada que segue até Canidé de São Francisco, em Sergipe. São 450 km de uma boa estrada que começa pela Linha Verde (BA 099), até o entroncamento de Aracaju. Em seguida pegamos a BR 101 e a SE 175 até Canidé. Foram 7 horas até o destino final, mas a ansiedade de chegar tornou a viagem prazerosa.

Chegando a Piranhas
Chegamos em Piranhas, uma charmosa cidade localizada na margem esquerda do Rio São Francisco, que possui um grande valor histórico representado por um casario colonial colorido, bem preservado. Piranhas teve uma forte ligação com a história do cangaço no sertão de Alagoas.

O hotel Pedra do Sino
Piranhas tem um bom parque hoteleiro. Seguimos direto para o bom hotel Pedra do Sino, um dos destaques da cidade, com quartos confortáveis, localizado numa situação privilegiada, no alto de um morro, de onde se tem uma bela vista do Rio São Francisco. É um dos melhores hotéis da região.

O primeiro contato com Piranhas
A cidade é ondulada. O centro histórico fica na beira do rio e a parte mais moderna, nas áreas mais altas e afastadas. À noite fomos até o centro, na parte alta da cidade e jantamos no bom Restaurante Dona Gui. Ao lado do restaurante, paramos numa loja de artesanatos que nos deu as boas vindas, com produtos diferentes e criativos. Como teríamos pouco tempo em Piranhas, decidimos fazer uma primeira visita ao charmoso centro histórico da cidade.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.