O Cemitério Bizantino e o Poço Encantado
- 189 Views
- joaquimnery
- 21 de maio de 2023
- Bahia Brasil Super Destaque
2 de maio de 2023
Mucugê
Mucugê é uma das mais antigas cidades da Chapada Diamantina, pequenina, possui aproximadamente 11.000 habitantes e foi um dos centros da mineração do diamante no século XIX. Nesse período a cidade chegou a ter cerca de 30.000 habitantes. Com o fim do garimpo na região, a população diminuiu para o número atual. Hoje, tem no turismo a sua principal atividade o que é visível na expansão urbana e da população.

O Cemitério Bizantino
A cidade de Mucugê é hoje, um dos centros de partida dos turistas que visitam a Chapada Diamantina, depois de visitar a região de Mucugê, seguimos para Lençóis, na saída, paramos no Cemitério Bizantino, uma das atrações da cidade. Os túmulos e mausoléus do cemitério de Mucugê possuem formas góticas, pontiagudas e pitados de branco, criam uma atmosfera especial.

Túmulos e mausoléus de Mucugê
A denominação de bizantino para o cemitério de Mucugê tem várias explicações e não se sabe qual a verdadeira. Dizem que é pela semelhança com as cúpulas brancas do Mar Egeu, feitas pela civilização bizantina. Outra explicação é pela presença de sírios/libaneses em Mucugê, no século XIX. Eram chamados de turcos, pois a Síria e o Líbano pertenciam ao Império Turco Otomano e a Turquia foi a sede do Império Bizantino.

O Poço Encantado
Deixamos o Cemitério Bizantino e seguimos para Lençóis, com a estratégia de fazer uma parada para visitar o Poço Encantado, uma daquelas coisas mágicas que a natureza constrói e nos dá de presente. É uma gruta localizada no Município de Itaetê, de beleza extraordinária. Durante vários anos ficou fechado à visitação, porém o Ibama autorizou a retomada das visitas, limitando o público e criando regras para que ela aconteça. Uma delas é que não é mais permitido nadar no Poço.

O centro de visitação
Na parte superior do Poço, existe um centro de visitação com algumas fotos expostas que contam a história da fazenda e de que forma o Poço Encantado foi encontrado. A visita é limitada, paga-se uma entrada e dura aproximadamente 30 min.

O raio de sol no interior do Poço
Dentro da gruta do Poço Encantado a água possui uma cor azul intensa e uma transparência única. Saber onde a água se encontra com o fundo da gruta é um exercício de todos que visitam o poço. Possui 65m de profundidade, mas a transparência da água é tão grande, que o fundo é visível com facilidade. Em determinado período do ano, outono e inverno, os raios de sol penetram no Poço e produzem um espetáculo mágico de luzes e cores. Nesse dia que fomos visitá-lo, esse fenômeno estava acontecendo.

Água azul e transparente
Para descer até o local de contemplação no interior da gruta, usamos uma escadaria íngreme e cansativa. No lago que fica no interior do Poço Encantado existe o “Bagre Cego”, um peixe ameaçado de extinção, que aí encontra-se preservado.

Chegando a Lençóis
A estrada de Mucugê para Lençóis está muito boa. No total são 142 km, sendo que nos 100 km iniciais da BA 142 o asfalto é impecável e a estrada é bem-sinalizada. depois pegamos um trecho de aproximadamente 30 km na BR 242, até chegar à entrada de Lençóis onde o trânsito de caminhões é intenso, existem alguns buracos na pista e isso exige uma máxima atenção. Os 12 km finais ficam na estrada sinuosa que dá acesso a Lençóis.

Lençóis
A cidade de Lençóis foi um dos centros de mineração da Chapada Diamantina no século XIX. O casario histórico é bastante preservado e tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Hoje Lençóis é o principal destino turístico da Chapada Diamantina, região que possui inúmeras atrações ligadas ao ecoturismo. Trilhas, cachoeiras, rios e uma geografia privilegiada, com paisagens espetaculares.

O Vila Pugliesi Hotel Boutique
Ficamos hospedados na Vila Pugliesi, um excelente hotel boutique, localizado no alto da cidade, num local tranquilo, com um belíssimo mirante do vale do Rio Lençóis, cercado por uma reserva de Mata Atlântica. É um dos mais novos hotéis de Lençóis. O Hotel Boutique tem uma arquitetura inspirada nos palácios da Puglia, no sul da Itália. Possui um serviço espetacular, de alta qualidade e muito bem treinado.

Integrado à natureza
A piscina de borda infinita é complementada por dois ofurôs à disposição dos hóspedes. No final da tarde, o hotel alimenta os passarinhos da mata ao redor, que se aproximam da área da piscina e forma um espetáculo à parte.

O Santo Chico Sushi Bar
Apesar da chuva atrapalhar um pouco. Saímos para passear à noite, pegamos uma carona na kombi da Villa Pugliesi, que nos levou até o centro da cidade, na Rua da Baderna, o centro da boemia e gastronomia de Lençóis, onde fomos jantar no Santo Chico Sushi Bar, da querida amiga, Clarissa Torres. É sempre bom encontrar Clarissa. O Santo Chico é o principal Sushi Bar da Chapada.


Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.