Observando o Pantanal do alto da torre
- 437 Views
- joaquimnery
- 9 de julho de 2023
- 1
- Brasil Mato Grosso Super Destaque
11 de junho de 2023
A Pousada Pouso Alegre
Depois de passar por uma estrada rural, onde cruzamos com uma grande quantidade de Jacarés e Capivaras, finalmente chegamos à sede da Pousada Pouso Alegre. A estratégia desse programa era observar o pôr-do-sol, por lá. Para isso, fizemos uma trilha por entre os alagados dessa parte do Pantanal. Atravessamos passarelas de madeira, construídas para facilitar o caminho e chegamos até a torre de observação.

A Fazenda Retiro Alegre
A pousada se orgulha da história que tem, desde a antiga fazenda Retiro Alegre, do início do século XX. Na década de 90, a sede da fazenda foi transformada em pousada e até hoje é administrada pela família que herdou a propriedade. A criação de gado ainda é uma das principais atividades. Ocupa uma área de 8 mil hectares, no coração do Pantanal do Norte. A área da Pousada possui uma fauna exuberante, com muitas aves, jacarés, capivaras, tamanduás, antas, cervos e até onças-pintadas. É um resumo do Pantanal. As instalações são simples, porém confortáveis.

A Torre de Observação
A Torre de Observação é uma estrutura metálica, bastante segura com 50 metros de altura. Lá do alto temos uma vista deslumbrante de uma grande área da planície pantaneira. Fomos lá para ver isso e para brindar ao pôr-do-sol. Era véspera do Dia dos Namorados. O local e visual era perfeito. O nosso guia, Hélio, nos surpreendeu com um espumante e o fim de tarde foi espetacular.

A Planície do Pantanal
A Planície do Pantanal se estende por uma grande área, de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados, o equivalente ao estado do Paraná e permanece inundada por quase a metade do ano. A área extremamente plana, de baixa declividade, faz com que as águas do Rio Paraguai e dos seus afluentes, corram muito lentamente. Desde a cabeceira dos rios, até saírem do Pantanal, percorrem um caminho que dura quase seis meses, por entre cerrados e campos inundados.

O clima no Pantanal
O clima tropical com estações pluviométricas alternadas. Um verão chuvoso e um inverno seco, dita o regime das águas do Pantanal. Durante a estação chuvosa, de outubro a abril, as grandes lagoas se formam e represam os rios. A vida se espalha por toda a imensa planície. Nessa época fica difícil transitar pelas estradas do Pantanal, que formam enormes atoleiros e algumas propriedades ficam isoladas.

A estação seca
Durante as secas surgem os grandes campos e pastagens, bancos de areias e as grandes áreas alagadas vão sendo transformadas em pequenas lagoas de águas represadas, onde a vida se condensa e as aves fazem a farra da vida. Surgem ilhas e os rios voltam aos seus leitos naturais, que muitas vezes são redesenhados pela natureza espetacular do Pantanal.

A vegetação do Pantanal
A vegetação do Pantanal é bastante variada, reúne elementos da Floresta Amazônica, do Cerrado, da Caatinga, da Mata Atlântica e do Chaco Paraguaio. Esta variedade muda em função do clima, da altitude e do solo de cada pedaço do Pantanal. Nas partes mais baixas predominam as gramíneas, com grandes pastagens naturais, o que resultou na criação de gado, como a principal atividade econômica da região.

Cerrados e matas
Nas áreas mais altas aparecem o cerrado e na sequência, as matas com árvores maiores. É comum aparecerem espécies típicas da caatinga, como o mandacaru. As plantas aquáticas estão presentes nas grandes áreas alagadas.

A questão ambiental
Nos dias atuais, a questão ambiental e o seu desequilíbrio, está no centro das discussões sobre o Pantanal. A pecuária extensiva, o desmatamento, a pesca e caça predatória, o garimpo de ouro e outros elementos, o turismo crescente e descontrolado, são problemas com os quais o Pantanal costuma viver e enfrentar.

O pôr-do-sol no alto da Torre
Depois de aproveitar um belo pôr-do-sol no alto da Torre de Observação, voltamos para a Aymara Lodge para encerrar um dia inesquecível. Nessa região única e exclusiva no mundo.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
MARIA APARECIDA DE PAIVA FRANCO
10 jul 2023Ótima reportagem sobre o Pantanal!!