Ouro Preto, a mais importante cidade histórica de Minas Gerais
- 1343 Views
- joaquimnery
- 3 de outubro de 2021
- Brasil Minas Gerais Super Destaque
11 de agosto de 2021
Começando a visita guiada a Ouro Preto
Reservamos esse dia para fazer um tour completo por um dia inteiro em Ouro Preto. Encontramos com o excelente guia, Edson Bolinha, que já tínhamos conhecido no dia anterior e começamos o passeio pela cidade. Parte do tour foi feito a pé e parte, de carro. Saímos de carro e fizemos uma primeira parada no Mirante do Morro de São Sebastião, de onde se tem uma vista espetacular de toda Ouro Preto.

A cidade fica numa área de relevo acidentado. No meio de um vale localizado a 1.200 metros de altitude. O seu sítio urbano acabou influenciando no traçado e na grande quantidade de ladeiras que Ouro Preto possui. A sua história está intimamente ligada ao Ciclo do Ouro do século XVIII e à interiorização da população no território brasileiro, que começou com o movimento das Entradas e Bandeiras.

O município foi fundado em 1711 a partir da fusão de vários arraiais criados pelos bandeirantes que se aventuraram no interior do Brasil em busca de riquezas, sobretudo do ouro. A partir do momento em que o ouro foi encontrado nessa região, houve uma corrida de pessoas para a antiga Vila Rica, que em 1730 chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina com mais de 40 mil habitantes.

A exploração do ouro começou no final do século XVII, mas foi ao longo do século XVIII, que a Vila Rica “explodiu”. Após a Independência do Brasil, passou à condição de Cidade Imperial e mudou o nome para Ouro Preto em 1823, quando se tornou a capital do estado de Minas Gerais. No final do século XIX, com a decadência do Ciclo do Ouro, a capital foi transferida para a cidade planejada de Belo Horizonte. Ouro Preto esvaziou e entrou em decadência.

Hoje a cidade possui aproximadamente 80 mil habitantes. O centro histórico de Ouro Preto foi o primeiro local do Brasil a ser considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

O casario colonial e o grande conjunto de igrejas barrocas fazem de Ouro Preto um dos grandes destaques do turismo do Estado de Minas, recebendo cerca de quase 30 mil visitantes por mês e tendo no turismo uma das suas principais atividades econômicas, juntamente com a mineração, a indústria metalúrgica e os serviços, sobretudo de educação.

A capela do Padre Faria
Depois de observar Ouro Preto do alto, descemos e fomos em busca das principais atrações. A primeira igreja que visitamos foi à Capela do Padre Faria, um dos templos mais antigos da cidade. A capela data do início do século XVIII e é uma das mais antigas de Ouro Preto, pertencia à irmandade de Nossa Senhora do Parto.

A capela recebe o nome de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos. É um dos mais antigos templos de Minas Gerais. O altar-mor possui uma decoração magnífica, entalhada e revestida a ouro, em estilo barroco, contrastando com a fachada simples.

Alguns dos destaques ficam para o antigo sino do campanário, do lado externo da capela e a enorme cruz pontifical lavrada em pedra, que fica em frente ao pequeno templo.

A visita a Ouro Preto continua no próximo post.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.