Poço Encantado, uma das “pérolas” da Chapada Diamantina
- 1467 Views
- joaquimnery
- 24 de julho de 2021
- Bahia Brasil Super Destaque
15 de junho de 2021
A travessia do Rio Paraguaçu
Estávamos viajando de Lençóis para Mucugê, na Chapada Diamantina. Depois de visitar e nadar nas águas do Poço Azul, seguimos para o Poço Encantado. Existe uma estrada não pavimentada que leva ao Poço Encantado, a partir do Poço Azul, com apenas 20 km de percurso. Para isso é preciso fazer uma travessia no Rio Paraguaçu, numa balsa bastante simples e improvisada, porém, essa é a melhor opção. A outra alternativa é voltar parte do percurso que tínhamos feito anteriormente e fazer uma volta de aproximadamente 90 km. Decidimos atravessar o rio.

Nesse período que fomos para a Chapada, o Rio Paraguaçu estava bem vazio e a travessia era de aproximadamente 300 metros entre as duas margens. Existem momentos, porém, que o rio pode estar cheio e a travessia fica mais complexa. Estávamos em dois carros. A balsa leva um carro por vez. Deu tudo certo, em meia hora estávamos do outro lado do rio e seguimos para o Poço Encantado.

O Rio Paraguaçu é o maior rio totalmente baiano e motivo de orgulho regional. Nasce no alto da Chapada Diamantina, na Serra do Cocal em Barra da Estiva e segue por aproximadamente 600km, cortando metade da Bahia até desaguar na Baía de Todos os Santos. Nesse trecho ele ainda tem um curso estreito.

O Poço Encantado
Como o Poço Azul e o Poço Encantado são muito próximos, vale dividir o dia de passeio entre as duas atrações. O Poço Encantado é uma daquelas coisas mágicas que a natureza constrói. É uma gruta localizada no Município de Itaetê, de beleza extraordinária. Durante vários anos ficou fechado à visitação, porém o Ibama autorizou a retomada das visitas, criando regras para que ela aconteça. Uma delas é que não é mais permitido nadar no Poço.

Na parte superior do Poço, existe um centro de visitação com algumas fotos expostas que contam a história da fazenda e de que forma o Poço Encantado foi encontrado. A visita é limitada e paga-se uma entrada de R$30,00. Cada visita dura aproximadamente 15min.

Dentro da gruta do Poço Encantado a água possui uma cor azul intensa e uma transparência única. Saber onde a água se encontra com o fundo da gruta é um exercício de todos que visitam o poço.

O poço possui 65m de profundidade, mas a transparência da água é tão grande, que o fundo é visível com facilidade. Em determinado período do ano (inverno), por volta das 14h, os raios de sol penetram no Poço e produzem um espetáculo mágico de luzes e cores.

Para descer até o local de contemplação do Poço, existe uma escadaria íngreme e cansativa, no lago que fica no interior do Poço Encantado existe o “Bagre Cego”, um peixe ameaçado de extinção, que aí encontra-se preservado.

Após a visita ao Poço Encantado, seguimos para Mucugê, onde ficamos hospedados no excelente Refúgio da Serra Boutique Hotel, localizado no coração da cidade e com uma excelente estrutura e serviço impecável. Depois de um dia inteiro de viagens e caminhadas, é um refúgio merecido e essencial. Jantamos na Pousada que possui uma excelente restaurante. É o melhor lugar da cidade.

Cachoeira do Mosquito, uma das maravilhas da Chapada Diamantina
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.