Seguindo para a Chapada dos Veadeiros
- 311 Views
- joaquimnery
- 12 de agosto de 2023
- Brasil Goiás Super Destaque
21 de julho de 2023
De Salvador para Alto Paraíso
Tínhamos um compromisso em Brasília, numa segunda-feira de julho. Decidimos ir na sexta, para aproveitar e conhecer a Chapada dos Veadeiros. Pegamos um voo de Salvador para Brasília, pela manhã bem cedo, às 6h da manhã. Foi a melhor forma de seguir direto para a Chapada, pois ainda teríamos mais três horas de viagem de carro pela frente.

A Rimowa está com um problema com o Aeroporto de Brasília
Chegamos em Brasília e fomos surpreendidos pelo serviço de retirada de bagagens no Aeroporto. O serviço de som informava que todas as malas Rimowa deveriam ser retiradas num espaço destinado a bagagens fora de padrão. Quando questionamos o porquê, a informação que tivemos é que as Rimowas quebram com facilidade e são malas caras, resultando num grande prejuízo para o operador do aeroporto. A Rimowa está com um problemão com o Aeroporto de Brasília, que precisa resolver.

Péssimo atendimento na Unidas Rent a Car
O segundo perrengue foi com a retirada do carro que havíamos alugado com a Unidas. O atendimento na entrega dos veículos estava muito ruim. Depois de demorar mais de uma hora com a informação de que o carro estava saindo da lavagem, recebemos um carro com tapetes molhados e cheio de batidas e arranhões. Não aceitamos. Aguardamos a troca do veículo e eles nos deram um outro com alta quilometragem já rodada e com uma lavagem precária. Resíduos de barro e poeira por todos os cantos. Aceitamos, pois já estávamos com duas horas de atraso para pegar a estrada.

Pegamos a estrada para Alto Paraíso de Goiás
Antes de iniciar a viagem, ainda paramos num Shopping para uma compra emergencial de um sapato para trilhas. Pegamos a estrada para Alto Paraíso de Goiás. São 235 km pela rodovia BR 010, que deveríamos fazer em aproximadamente 3 horas. Queríamos parar, já no caminho, para visitar a Catarata do Rio dos Couros, mas não achamos a entrada de acesso à estrada vicinal, pois não havia sinalização que indicasse o caminho. Sabíamos que o acesso era aproximadamente 15 km antes de Alto Paraíso, mas não havia placa de sinalização. Decidimos seguir para Alto Paraíso.

A Pousada Flor de Anis
Chegamos a Alto Paraíso e fomos direto para a Pousada Flor de Anis, bem localizada, na Avenida Ary Valadão Filho, a principal da cidade. A Pousada era nova, recém-inaugurada, mas sem charme. A cidade também não ajudava. Recebemos um apartamento ruim, com mal cheiro e pedimos para trocar. O atendimento da recepção na Pousada era simpático e eficiente. Não houve dificuldade em trocar de quarto. Recebemos um up grade e fomos para um apartamento maior.

Alto Paraíso de Goiás
Na cidade de Alto Paraíso, a rua principal (Avenida Ary Valadão Filho), é uma ladeira. Difícil de circular. A cidade é sem charme, comércio feio e sem atrativos turísticos.

Centro de Atendimento ao Turista
Seguimos caminhando pela ladeira, passamos no CAT, Centro de Atendimento ao Turista que ficava próximo à Pousada Flor de Anis, para pegar algumas dicas sobre as principais atrações nos entornos de Alto Paraíso. A sugestão para o dia seguinte seria fazer o conjunto das trilhas que levam às Cataratas do Rio dos Couros. Pegamos o contato de um guia que iria nos acompanhar no dia seguinte.

Restaurante Il Pandrino
Paramos no Café com Graça, uma excelente cafeteria que nos ajudou a amenizar o frio. Foi o primeiro momento bom nessa viagem para a Chapada dos Veadeiros. À noite, seguimos a recomendação de uma amiga que tinha ido recentemente para Alto Paraíso e fomos ao excelente Restaurante Il Pandrino, um italiano de boa qualidade.
Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.