Brasília, a capital planejada do Brasil
- 881 Views
- joaquimnery
- 18 de dezembro de 2021
- 1
- Brasília Brasil Super Destaque
De 30 de setembro a 02 de outubro de 2021
Voltando a Brasília, 30 anos depois
As minhas passagens por Brasília sempre foram rápidas, nunca mais que dois dias. Havia tempo que que tinha o desejo de fazer turismo na capital federal. Passei alguns dias por lá em 1990 e em outubro de 2021, 31 anos depois, chegou a oportunidade. O casamento de uma sobrinha querida, que o destino levou a Brasília e de lá não quis mais sair. O casamento de Mayra e Manoel foi o motivo.

Chegamos no final da tarde do dia 30 de setembro e fomos direto para o hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, com uma excelente localização, nas margens do Lago Paranoá, relativamente próximo ao aeroporto e ao lado do Palácio da Alvorada. Possui quartos grandes, com características de um hotel executivo e que funciona também como apart-hotel. O Golden Tulip forma com o seu vizinho mais luxuoso, o Royal Tulip, um conjunto excelente para hospedagens em Brasília. Neste dia, só houve tempo para guardar as malas, tomar um bom banho e sair para jantar no Restaurante Amano, com os familiares e convidados do casamento, era o nosso primeiro compromisso formal.

O dia primeiro de outubro foi dedicado ao casamento. Pela manhã saímos para caminhar nos arredores do hotel, aproveitando o fato de estarmos na beira do Lago Paranoá, na região da Asa Norte de Brasília, uma área com grande concentração de clubes sociais e belas paisagens. À noite fomos comemorar o casamento no excelente Restaurante Piselli, no Shopping Iguatemi de Brasília. Deixamos as visitações turísticas para o dia seguinte.

02 de outubro de 2021
Começando a entender Brasília
Contratamos uma van com um guia privativo, o Joel (61)74008812, para nos levar aos principais pontos turísticos da cidade e podermos entender um pouco mais sobre o fenômeno Brasília, a sua origem e sua principais características.

Brasília é uma cidade plana, com ladeiras longas, suaves e largas avenidas. Faz tudo parecer distante e perto ao mesmo tempo, pois as distâncias são percorridas rapidamente, sem engarrafamentos, ao contrário das outras capitais brasileiras. As grandes avenidas atravessam a cidade, dividindo-a em setores com atividades pré-determinadas, como o setor hoteleiro, bancário, de embaixadas etc.

Fica no coração do Planalto Central, na região Centro-Oeste do Brasil. É a capital do país e do Distrito Federal. Foi criada com esse objetivo. O Distrito Federal surgiu como um fragmento do estado de Goiás. Possui hoje, mais de 3 milhões de habitantes e já é a terceira cidade mais populosa do Brasil.

A primeira sugestão para a mudança da capital brasileira para o interior do país foi dada pelo Marquês de Pombal, primeiro-ministro do Portugal, ainda na época em que o Brasil era uma colônia portuguesa, em 1751. O objetivo seria transferir a capital do Império português para o interior do Brasil Colônia, como uma estratégia de segurança. Afastar a capital do mar e da Europa. Essa ideia continuou como planejamento estratégico, após a independência do Brasil e passou a integrar a constituição brasileira a partir de 1891, quando a União reservou uma área para a futura implantação da Capital Federal. Já nessa época, a principal justificativa para a construção da capital no interior do Brasil, era a melhor distribuição populacional e a interiorização do país.

O Presidente Floriano Peixoto criou uma Comissão Exploradora do Planalto Central em 1892, denominada de Comissão Cruls, para delimitar o quadrilátero de 14.400 quilômetros quadrados, que viria a ser o Distrito Federal. A expedição liderada pelo Luís Cruls foi bem sucedida e ajudou a demarcar o local onde foi construída Brasília. A missão exploratória desenvolveu um trabalho ao longo de 4 anos, reunia 21 técnicos e engenheiros e tinha como objetivo encontrar o lugar ideal para a implantação da futura capital do país.

Brasília é uma cidade de renda per capita alta para o padrão brasileiro, possui o maior PIB por habitante do país e isso muito se deve à grande quantidade de funcionários públicos de alta renda, pelo fato de abrigar as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de 127 embaixadas estrangeiras.

Os principais “atores” na construção de Brasília
Em 1955, o então candidato à Presidência da República, Juscelino Kubitscheck foi abordado por um eleitor, num comício na cidade goiana de Jataí, sobre o compromisso de fazer cumprir a constituição e construir a capital federal no território reservado no interior de Goiás. Juscelino colocou a construção de Brasília como promessa de campanha e quando foi eleito o projeto se tornou uma “meta-síntese” do seu Plano de Metas.

Para a construção de Brasília, o planejamento urbano foi desenhado pelo arquiteto urbanista, Lúcio Costa, a partir de 1956. No Plano Piloto, o Lúcio Costa tomou partido do relevo, da topografia e da feição criada pelo Lago de Paranoá, para “desenhar” Brasília. Originalmente a cidade foi concebida em forma de cruz, a formação do Lago Paranoá, porém, fez com que os braços da “cruz”, tivessem que ser arqueados, resultando num formato de avião. No centro do corpo do “avião” aparece uma grande avenida central, com quadras laterais, denominado de Eixo Monumental. No centro das “asas do avião” aparecem também avenidas centrais cercadas por quadras laterais. Além do Lúcio Costa, trabalharam no projeto de Brasília, o arquiteto Oscar Niemeyer, o engenheiro estrutural Joaquim Cardozo, e o também engenheiro Israel Pinheiro, que projetaram os mais importantes prédios públicos da capital.

A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitscheck, transformando-se na terceira capital do país, após Salvador e Rio de Janeiro

Nos arredores de Brasília, foram implantadas as cidades satélites de Gama, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Sobradinho e Planaltina. As únicas planejadas foram Gama e Sobradinho, as outras foram se desenvolvendo naturalmente.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Luiz Neri
22 dez 2021Muito bem Quinho. Seu texto criou vontade, e indo ao Brasil visitarei, finalmente, Brasília. Grande abraço e felicidades à priminha linda no casamento (ela é uma das filhas de Dudu, certo?)🥂🙌🙏