O Cerro Monserrate em Bogotá
- 482 Views
- joaquimnery
- 1 de janeiro de 2023
- América Colômbia Super Destaque
05 de dezembro de 2022
Igreja de Nossa Senhora das Águas
Continuamos andando em direção ao Cerro Monserrate. Passamos pela Igreja de Nossa Senhora das águas, um templo colonial de 1644.

Policarpa Salavarrieta
Ali perto fica monumento a Policarpa Salavarrieta, uma heroína colombiana que teve papel relevante na história da independência da Nova Granada. Dedicou sua vida à luta pela libertação da Colômbia do domínio espanhol. Policarpa era conhecida sob o apelido de La Pola. Foi fuzilada em público em 14 de novembro de 1817, após a sua captura pelos espanhóis. É a personagem mais importante da história das mulheres colombianas na luta pela independência. Hoje, a escultura de La Pola é um local de manifestações de movimentos feministas.

Subindo o Cerro Monserrate
Chegamos ao teleférico que nos leva ao Cerro Monserrate, o ponto mais alto de Bogotá, com 3.150 metros de altitude. Lá do alto temos uma vista incrível da cidade. É o melhor mirante de Bogotá. Existem alternativas de caminhar por uma trilha ou pegar um furnicular (trenzinho), mas que estava desativado quando visitamos o Cerro Monserrate. O Cerro é uma das principais atrações turísticas da cidade.


A Basílica Santuário do Senhor Caído de Monserrate
No alto da montanha, fica a Basílica Santuário do Senhor Caído de Monserrate. É um local de peregrinações e romarias. Nos entornos, algumas lojinhas de artesanatos e lembranças de Bogotá.

O Cerro de Guadalupe
Do alto do Cerro Monserrate, podemos ver o Cerro de Guadalupe, a dois quilômetros de distância, na montanha ao lado, com uma pequena igreja dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe e uma estátua de 15 metros de altura, com a mesma bela vista para a cidade.


Brasil X Coréia do Sul em Bogotá
Depois que descemos do Cerro Monserrate, paramos numa pequena praça no centro da cidade para assistir, num telão, em praça pública, ao jogo do Brasil contra a Coréia do Sul, pela Copa do Mundo de Futebol de 2022. O Brasil ganhou de 4 a 1 e foi uma festa, também em Bogotá.

O Museu Botero
Voltamos andando para o hotel, no coração do bairro de La Candelaria, antes, porém, fomos visitar o Museu Botero, dedicado à obra do artista colombiano Fernando Botero, que ganhou fama com uma característica própria e inconfundível em pintar e esculpir objetos e pessoas volumosas. As obras de Botero estão espalhadas por vários lugares da Colômbia. O Museu fica em Bogotá, mas existem muitas obras em praças públicas em cidades como Cartagena das Índias, Cali, Medelín, etc.

A Monalisa de Botero
Dentre os destaques de Botero, estão algumas releituras de obras clássicas da arte mundial, como a Monalisa, de Leonardo da Vinci e as Meninas de Velasquez.

Botero
O Museu Botero está interligado a outros dois museus: A Casa da Moeda e o Museu do Banco da República. Todos possuem entradas gratuitas. Hoje (dezembro de 2022), Botero vive entre Mônaco, Nova York, Itália e Colômbia.

O Restaurante Índio de Machu Picchu
À noite fomos jantar no Restaurante Índio de Machu Picchu, no centro da cidade. Um restaurante peruano, sem charme e/ou qualidade. Não foi uma boa escolha.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.