A Catedral de Santiago
- 904 Views
- joaquimnery
- 23 de julho de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 13 de abril de 2022
O Centro Histórico de Santiago de Compostela
Depois de visitar o Monte do Gozo e a Cidade da Cultura, seguimos para o Centro Histórico de Santiago de Compostela, onde nos despedimos do amigo Ticiano Dominguez e continuamos sozinhos com a visita à Catedral e os seus arredores. Começamos pela Plaza del Obladoiro, onde fica a Catedral e que marca a chegada dos peregrinos. Toda essa área é Patrimônio Mundial da UNESCO. A Praça costuma ficar cheia de peregrinos e as cenas de emoções dos que acabam de chegar, são comuns por aí.

O Campo de Estrelas
Não existe uma unanimidade para a denominação “Compostela” para a cidade de Santiago. Uma das explicações mais aceitas é que provavelmente estaria ligado a uma derivação de “Campo de Estrelas”, que pode ser uma definição para a Via Láctea. As estrelas mostraram milagrosamente ao religioso, Bispo Teodomiro, no século IX, onde estariam os restos mortais do apóstolo Santiago Maior.

A Praça do Obradoiro
A Praça do Obradoiro é espetacular. Considerada como uma das mais bonitas do mundo. Possui um formato retangular, onde em um dos lados fica o monumental conjunto da Catedral de Santiago. Em frente à Catedral fica o Palácio Raxoi, em estilo neoclássico, onde funciona a Prefeitura e a Câmara Municipal de Santiago. Numa das laterais o Colégio São Jerônimo, de construção mais simples.

O Hostal de Los Reyes Católicos
Em frente ao Colégio São Jerônimo o espetacular prédio da Estalagem dos Reis Católicos ou Hospital dos Reis Católicos, uma antiga hospedaria construída pelos Reis Fernando e Isabel, para os peregrinos doentes. Hoje um hotel. O Parador Reis Católicos, um dos melhores da Espanha.

Santiago Maior
A história conta que o apóstolo Santiago, depois de ter pregado na Península Ibérica, voltou à Palestina, onde foi morto e martirizado. Os seus seguidores embarcaram restos mortais do apóstolo de volta para a Espanha, onde teria sido enterrado em terras galegas, no local onde mais tarde foi erguida a Catedral e ao redor da qual cresceu a cidade de Santiago de Compostela.

A Cripta de Santiago
Quando o sepulcro de Santiago Maior foi encontrado, a Catedral foi erguida e se tornou um dos principais centros de peregrinação cristã do mundo. Hoje, a cripta de Santiago fica no interior da Catedral, numa urna de prata e pode ser visitada.

A Catedral de Santiago
A fachada principal da Catedral de Santiago possui duas torres barrocas idênticas, ricamente esculpidas e que envolvem o Pórtico da Glória, no centro.

O interior da Catedral
O interior da Catedral é belíssimo. Destacam-se a Capela Maior com uma decoração barroca exuberante que representa a riqueza com a qual a Catedral de Santiago foi edificada. Destaque para os anjos que sustentam o baldaquino.

Os órgãos barrocos
Destaca-se também o um conjunto de dois belos órgãos barrocos, colocados um em frente do outro, no meio da nave central.

O Ano Xacobeu
Entramos na Catedral pela Porta Santa, para podermos obter os benefícios do Ano Xacobeu, Ano Santo ou Jubilar. O Xacobeu é celebrado desde a Idade Média, sempre que o dia do Apóstolo Santiago (25 de julho) coincidir com um domingo. O ano correto, pelo calendário cristão, seria 2021, mas a pandemia adiou o Xacobeu para 2022. Todos os peregrinos que visitarem a Catedral de Santiago num ano Xacobeu e entrarem para ver a cripta do Apóstolo, através da Porta Santa, têm os seus pecados perdoados, desde que cumpram alguns rituais e orações. Conseguimos!

A Cerimônia do Botafumeiro
Um dos destaques da Catedral é a cerimônia do botafumeiro, um dos maiores incensários do mundo. Em algumas missas especiais, o incensário é balançado por oito homens que conseguem mover a estrutura de 58 kg e 1,5 metros de altura, através de um sistema de cordas e polias. A estrutura se eleva até o interior da cúpula central da Catedral, a uma altura de 20 metros e se move a 68 km/h. A cerimônia do botafumeiro é um espetáculo especial na Catedral de Santiago.

A Praça da Quintana de Vivos
Depois de visitar a Cripta do Apóstolo Santiago, sentamo-nos na Praça da Quintana de Vivos, ao lado da Catedral para almoçar e seguimos adiante pelas ruelas de Santiago de Compostela.

O Restaurante dos Reis
Saímos à noite para jantar no Restaurante dos Reis, no Hostal dos Reyes Católicos. No menu, as delícias da Galícia, sempre com muitas opções de frutos do mar.

Cantores e artistas de rua
Após o Restaurante dos Reis e antes de voltar caminhando para o hotel, paramos para assistir a um grupo de cantores e artistas de rua que faziam uma apresentação pública na Praça do Obradoiro, para entretenimento de peregrinos e turistas. Essas manifestações são muito comuns nas cidades turísticas europeias.

Leia também:
- Ano Xacobeu
- Apóstolo Santiago
- Botafumeiro
- Campo de Estrelas
- Catedral de Santiago
- Cerimônia do Botafumeiro
- Compostela
- Cripta de Santiago
- Cripta do Apóstolo Santiago
- Espanha
- Hospital dos Reis Católicos
- Hostal de Los Reyes Católicos
- Palácio Raxoi
- Patrimônio Mundial da UNESCO
- Plaza del Obladoiro
- Porta Santa
- Praça da Quintana de Vivos
- Praça do Obradoiro
- Restaurante dos Reis
- Santiago
- Santiago de Compostela
- Tiago Maior
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.