De Santiago de Compostela até Bilbao
- 936 Views
- joaquimnery
- 2 de agosto de 2022
- Espanha Europa Super Destaque
Dia 14 de abril de 2022
A Costa Atlântica da Espanha
A Costa Atlântica, no litoral norte da Espanha é formado por praias tranquilas, com um mar azul turquesa e uma vegetação densa, beneficiada pelo regime de chuvas frequentes que se formam a partir da umidade gerada pela Corrente do Golfo que banha o norte da Europa.

A Praia das Catedrais
Saímos de Santiago de Compostela em direção a Bilbao, a maior cidade do País Basco. São 580 km que deveríamos fazer em 6 horas de viagem. A longa distância fez com que decidíssemos dividir a viagem em pedaços. A primeira parada foi na Praia Das Catedrais, a 165 km de Santiago. Esse é o “apelido” da Praia de Águas Santas ou Augas Santas, em galego, localizada no município de Ribadeo, na Galícia, na costa do Mar Cantábrico.

A “Catedral” do Mar
A chegada à Praia das Catedrais é um “refresco” na longa viagem até Bilbao. A praia possui belas formações rochosas que caem sobre o mar, com arcos naturais que lembram uma catedral medieval. Existe uma infraestrutura disponível para os visitantes, com estacionamento e restaurante de apoio. Muitos viajantes que passam pelo norte da Espanha fazem uma parada por aí para desfrutar da paisagem especial.

Verifique o horário da maré baixa!
As formações rochosas esculpidas pelas ondas, marés e pelos ventos, são mais bem apreciadas durante a maré baixa, quando a praia fica mais extensa e é possível andar por entre as formações. Durante a maré cheia, a praia diminui de tamanho e parte das grutas e dos arcos ficam submersas. Demos sorte, pois chegamos na Praia das Catedrais no pico da maré baixa e pudemos desfrutar melhor do espetáculo da natureza.

Seguindo para Gijón
Depois de passear pela areia da Praia das Catedrais, pegamos a estrada novamente e seguimos até a cidade de Gijón, 140 km adiante, no sentido de Bilbao. Gijón é uma cidade portuária na região de Astúrias. Fizemos apenas uma parada estratégica numa lanchonete McDonald, pois ainda tínhamos um longo caminho pela frente.

O excelente Viejo Zortzi
Seguimos viagem por mais 3 horas, e 265 km até Bilbao. Seguimos direto para o bom hotel NH Collection de Bilbao, com uma excelente localização, bem perto do Museu Guggenheim, que é a maior atração da cidade. Pegamos uma dica com o concierge do hotel e fomos caminhando até o excelente e aconchegante restaurante Viejo Zortzi. A primeira noite em Bilbao foi excelente.

Leia mais em:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.