Atravessando a Áustria pela região do Tirol
Após dois dias em Garmisch-Partenkirchen seguimos em direção ao Lago de Constança, localizado um pouco mais a oeste e na divisa de três países (Alemanha, Áustria e Suíça). O caminho natural seria pelo sul da Alemanha, mas na saída do hotel tivemos a ideia de seguir pela Áustria. A distância era semelhante, a estrada tão boa quanto, porém teríamos a chance de passar pelo meio da Cordilheira dos Alpes. Rapidamente descobrimos que fizemos a escolha certa.

Uma dica importante para quem viaja dirigindo e usa o GPS é que você nunca deve marcar o destino final na busca do aparelho, pois ele vai te levar pela rota mais rápida e não necessariamente a que você quer usar. O ideal é usar o GPS e um mapa, para que possa impor o seu caminho. Para isso escolha o trajeto e marque no GPS cidades próximas. Dá mais trabalho, mas você comanda a viagem. Fizemos assim e seguimos por uma estrada encantada.

A estrada pela Áustria passa pela região do Tirol, o maior estado austríaco, cuja capital é Innsbruck. O povo tirolês habita uma grande área nos Alpes, que envolve trechos da Áustria, da Suíça e da Itália. É um povo montanhês, que se dedica predominantemente a uma atividade rural de pecuária leiteira. Na beira da estrada as fazendas se repetiam a todo momento.

O tirolês tem uma intimidade com as montanhas sem igual. São pastores e alpinistas. Conduzem os seus rebanhos para o alto das montanhas no verão e para as áreas mais baixas no inverno.

O símbolo maior do Tirol é a flor de edelweiss, que nasce no alto das montanhas dos Alpes. O maior símbolo de amor de um jovem tirolês é trazer uma flor de edelweiss para a mulher amada, pois a escalada até o alto das montanhas é perigosa e exaustiva.

Ao longo da estrada passamos por várias vilas e cidadezinhas charmosas que se sucediam como um “rosário de contas”. Em muitas delas existem estações de esqui muito bem equipadas. Pegamos um dia especial, com uma luz excelente para fotografia. A paisagem ajudava bastante e o nosso papel era apenas fazer o click.

No caminho entramos pela Suíça pegando uma estrada que margeia o Lago de Constança, passando por uma sequência de cidades e balneários turísticos nas margens do lago, entremeadas de plantações de maçãs, até chegarmos à cidade de Constança, já de volta ao lado alemão do lago.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (12)
joaquimnery
14 jun 2019Olá Ismael,
É preciso adquirir um selo pedágio, um adesivo que se coloca no vidro frontal do carro. para circular pelas estradas da Áustria. Você encontra em lojas de conveniência e postos de combustíveis.
Um abraço,
Joaquim Nery
ismael
13 jun 2019Olá boa noite, para entrar na Áustria você teve que comprar a vinheta de pedagio?
Cleusa Aparecida De Camargo Maximiano Maximiano
20 out 2018Excelente imagens em fotografia. locais maravilhosos que devem ser preservados, pois alguns paises no mundo, estão totalmente degradados pela (infelizmente) pela ação do homem, e também por motivos naturais! mas estas regiões, estão perfeitas, verdadeiros paraisos na Terra. Valeu. Parabéns!
Anônimo
20 fev 2018Fiz a viagem no inverno da Áustria para a Alemanha de comboio, passando pelo Tirol e adorei. Paisagens inesquecíveis.
Edmar José loss
08 nov 2015Meus avós paternos vieram da região de Tirol.fiquei feliz pela informação,parabéns.
rodrigoaventuratirol
29 jun 2015Muito boa a materia sobre o Tirol !!! Tenho um blog que fala sobre a parte mais Radical do Tirol esportes de aventura e vida Outdoor.. grande Abraço.
Rodrigo.
José Máximo d Silva
29 jun 2015excelente paisagens quem dera um dia viajar até ao Tirol
marielenafs@gmail.com
20 abr 2015gostaria de informações sobre a minha familia que e stenico
Noili Dearchi Gomes
31 dez 2014gostaria de ter contato com algum familiar da familia Demarchi o nome do meu tataravo é Bortolo Demarchi e esposa Santa Demarchi natural da Italia ( TIROL) meu Bisavo Domingos Demarchi nasceu dia 17/06/1867 na italia ele estudou no seminario Franciscano Cursou filosofia e teologia não sei que ano veio para o Brasil tenho registro de casamento do ano1898 deve ter vindo com 20 anos se alguem tiver alguma enformação me enforme meu E-MAIL gomes.juarezgomes@gmail.com
Anônimo
05 out 2014Fiz essa viagem há muitos anos e foi…..inesquecível, lembro-me de tudo ao porme
nor. Obrigada por me trazer belas recordações
João Sequeira
18 dez 2012O reverso da “medalha” será certamente uma imensidão de neve, o que, será tão agradável, ou até mais, aos olhos dos vizitantes! Bem hajam!!!
Marcos Pereira
16 dez 2012Belíssimas fotos, ótimo post ! Essa região parece ser muito bonita mesmo e queremos fazê-la muito em breve, se Deus quiser.