Heildelberg, uma das cidades mais românticas da Alemanha
- 2028 Views
- joaquimnery
- 2 de novembro de 2011
- 4
- Alemanha Destaques Europa
No segundo dia de viagem teríamos que matar o tempo até pegarmos um voo para Istambul, o nosso objetivo de viagem. Como o nosso voo só sairia no final da tarde decidimos aproveitar a manhã e metade da tarde para conhecer Heidelberg, um das cidades mais românticas da Alemanha, localizada a 94 km a sul de Frankfurt.

Heidelberg fica no sudoeste da Alemanha no estado de Baden-Wuerttemberg, nas margens do Rio Neckar, possui uma arquitetura predominantemente barroca e é uma das mais belas e românticas cidades da Alemanha.

A Ponte Velha (Alte Brücke) domina a paisagem da cidade na parte baixa. A Ponte Velha foi construída pelo Eleitor Karl Theodor em 1788.

A ponte é ligada à cidade pelo imponente Portão Brückentor, com duas torres que guardavam a entrada norte da cidade. As torres são do século XVIII, da mesma época da ponte, mas o portão é do século XIII.

O grande destaque, porém fica para o majestoso Castelo de Heidelberg (Heidelberg Schloss), em estilo renascentista. Apesar da origem medieval ele adquiriu o formato original a partir do século XVI.

Um complexo residencial que foi ampliado várias vezes e hoje se encontra parcialmente em ruínas, pois foi bastante castigado por inúmeras guerras ao longo do tempo.

O complexo do Castelo de Heidelberg é formado por uma série de edifícios, alguns com nome de pessoas e outros com nomes das funções que exerciam.

Um dos destaques é o Edifício de Oto Henrique. Foi o primeiro palácio renascentista construído na Alemanha e hoje se encontra em ruínas.

O Edifício de Frederico é um dos mais bem preservados. Na fachada do edifício aparecem estátuas dos ancestrais do Príncipe-Eleitor Frederico IV, que mandou construir o edifício para a sua morada real.

Outro destaque é para o Edifício do Barril, onde se encontra o famoso Grande Barril. O maior barril de vinho do mundo com capacidade para 221.000 litros. O Grande Barril possui 8,5m de comprimento e 7m de diâmetro, foi construído com 130 troncos de carvalho.

O Grande Barril foi construído por Karl Theodor em 1751. Possui uma escada para se chegar ao alto do barril, onde existe uma plataforma de visitação.

Sobre o barril aparece a estátua de Perkeu o anão bufão que foi nomeado guardião do barril, pela sua incrível capacidade de beber vinho. Diz a lenda que Perkeu bebia em média 15 litros de vinho por dia.

A cidade recebe cerca de 3 milhões de turistas por ano. Na parte histórica existem várias ruas de pedestre onde encontram-se dezenas de restaurantes e lojinhas para atender a essa multidão que vem para cá todos os dias.

Um dos pontos fortes da parte histórica da cidade é a Igreja do Espírito Santo no Marktplatz, construída no século XIII e onde está o ponto mais alto da cidade.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
Telho Grego Venet
21 maio 2013impressionante!
A CATEDRAL DE SPEYER E A SAGA DOS JUDEUS | Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery
13 jan 2013[…] Heidelberg. Essa era a segunda vez que visitávamos Heidelberg, a primeira está relatada no post http://joaquimnery.wordpress.com/2011/11/02/heidelberg-uma-das-cidades-mais-romanticas-da-alemanha/ , desse mesmo […]
Eduardo Sousa
20 jul 2012O clima de romantismo esta em toda parte. Vale a pena conferir.
Lucia Proença
05 jul 2012Cidade linda imagens perfeitas. Parabens. L. Proença