O Castelo Schönbrunn: A Casa da Imperatriz Maria Teresa
- 5230 Views
- joaquimnery
- 28 de maio de 2017
- 4
- Áustria
Publicado em 02 de maio de 2017
Por Um Pouquinho de Cada Lugar
Um espetáculo nobre: a Escola Espanhola de Equitação de Viena
Nossa jornada por Viena começou com uma visita à impressionante Escola Espanhola de Equitação, uma das instituições mais tradicionais do mundo quando o assunto é hipismo clássico. Localizada no complexo do Palácio Imperial de Hofburg, ela é lar dos elegantes cavalos da raça Lipizzan, descendentes dos puro-sangue espanhóis trazidos para a Áustria no século XVI pelos Habsburgos.

A escola ocupa um edifício barroco do século XVIII, ricamente ornamentado, com estábulos e arquibancadas onde o público pode assistir aos espetáculos de adestramento. Os exercícios realizados ali não seguem uma coreografia fixa — são apresentações espontâneas e refinadas, feitas em grupos de seis cavalos a cada meia hora. Hoje, essa experiência exclusiva da corte está aberta ao mundo e é uma das atrações mais imperdíveis de Viena.

Originalmente os espetáculos eram exclusivos para pessoas próximas à corte. Hoje em dia, turistas e visitantes podem assistir ao espetáculo. Os cavalos e cavaleiros fazem o show. Não existe nada previamente programado. Cada dia são feitos exercícios específicos e diferentes. Entram grupos de seis em seis cavalos a cada meia hora. Os exercícios/show, estão entre as atrações mais disputadas de Viena.

A chegada ao Palácio de Schönbrunn: o maior de Viena
Deixamos a equitação real para trás e seguimos no ônibus turístico do tipo hop-on hop-off, rumo ao majestoso Palácio de Schönbrunn, símbolo do esplendor imperial austríaco. Este foi o palácio de verão da dinastia Habsburgo, cuja construção teve início em 1695 e foi concluída no século XVIII, durante o reinado da Imperatriz Maria Teresa.

Jardins inspirados em Versalhes e uma história grandiosa
Começamos nosso passeio pelos jardins simétricos do Schönbrunn, dispostos em estilo francês, remetendo ao esplendor de Versalhes. Ao fundo, o palácio se ergue imponente, com seus 1.441 cômodos, alguns deles suntuosamente decorados. Durante o verão, o Schönbrunn chegava a hospedar até 1.500 pessoas da corte imperial.



Maria Teresa: a grande imperatriz da Áustria
A figura central da história do Palácio Schönbrunn é sem dúvida Maria Teresa, única mulher a governar o Império Austro-Húngaro. Com personalidade firme e estratégica, ela transformou o Schönbrunn na residência oficial de verão da corte e num centro de decisões do império. Ao lado do Imperador Francisco I, mas sendo a real governante, Maria Teresa governou grande parte da Europa e estabeleceu alianças importantes por meio dos casamentos de seus filhos — incluindo o de sua filha Maria Antonieta, futura rainha da França.


Francisco José e Sissi: amores e memórias de Schönbrunn
O Imperador Francisco José nasceu e morreu no Palácio Schönbrunn, e ao lado da icônica Imperatriz Isabel (Sissi), marcou outra era do império. O palácio não foi apenas o cenário do poder político, mas também de histórias humanas, casamentos reais, intrigas de corte e paixões lendárias.


Leia mais:
Sissi, a Imperatriz da Áustria: História, Tragédia e Museu em Viena
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Áustria
- Cavalos Lippizan
- Drop on Drop off
- Escola Espanhola de Equitação
- Espanha
- Francisco I
- Francisco José
- Habsburgo
- Habsburgos
- Império Áustro-Húngaro
- Imperatriz Isabel
- Imperatriz Maria Teresa
- Jardins de Versalhes
- Jardins do Schönbrunn
- Lippizan
- Luiz XVI
- Maria Antonieta
- Maria Teresa
- Palácio de Verão dos Habsburgos
- Palácio Hofburgo
- Palácio Schönbrunn
- Revolução Francesa
- Schönbrunn
- Sissi
- Viena
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.



Comments (4)
maria goreth
29 maio 2017amei demais esse post, amo esse palácio, um lugar magnifico, sou muito apaixonada por esse lugar, no lugar da foto o nome da imperatriz chama_se Sissi.
O Imperador Francisco José e a Imperatriz Elizabeth chamada de Sissi
joaquimnery
28 maio 2017Olá José,
Acho que posso te ajudar. Por favor me envie um e-mail com essa solicitação para joaquimnery@viaalegria.com.br , te retorno em seguida. Me informe a quantidade de dias disponíveis, que monto a sugestão de roteiro para você.
Um abraço,
Joaquim Nery
jose guimaraes neto
28 maio 2017olá, estou acompanhando sua viagem. na primeira postagem eu achei bem interessante pois ajuda a montar um roteiro. Nesta vc mostrou o palacio.
Gostaria de um roteiro sequencial de cidades, entrando em lisboa/ viena, pegando um carro em direção ao interior, passando pela suiça / alpes / alemanha etc.
Parabéns, abração.
jose guimaraes, brasilia-df
FRANCISCO DE ASSIS SILVA
28 maio 2017Super maravilhoso!!!