A HUNDERTWASSER HOUSE EM VIENA
- 1870 Views
- joaquimnery
- 28 de maio de 2017
- Áustria
02 de maio de 2017
A Hundertwasser House é um edifício de apartamentos, concebido pelo artista e arquiteto Friedensreich Hundertwasser, com a coautoria do arquiteto Joseph Krawina. O artista foi muito criticado pela obra que fez, mas criou uma marca para a cidade. É um dos lugares mais visitados de Viena.

A fachada colorida, sem ângulos ou paredes retas, impressiona pelo caráter inovador e provocativo. O prédio é pintado em cores diferentes, cada cor da fachada demarca um apartamento. As janelas e outros elementos possuem proporções também desiguais.

Em alguns apartamentos da Hundertwasser House existem jardins suspensos, criando uma atmosfera ecológica que atrai e entusiasma os visitantes. A interferência do edifício se dá também na própria rua, onde ondulações foram implantadas no piso, criando uma atmosfera própria.

No outro lado da Hundertwasser House, existe uma pequena galeria, também projetada pela dupla de arquitetos e artistas, onde é possível comprar lembranças do famoso edifício. Vale a pena visitar os banheiros da galeria, onde a irreverência está explicitada no mobiliário, espelhos etc.

Após visitar a Hundertwasser House, voltamos ao centro da cidade histórica. Passamos pelo edifício da Ópera de Viena, a Staatsoper. O teatro foi construído no final do século XIX e a princípio não agradou aos vienenses, que acharam a obra simples demais para a importância da cidade na música e no teatro. O Edifício da Ópera foi inaugurado em 1869, com a apresentação da Ópera D. Giovanni de Mozart.

O projeto arquitetônico ficou a cargo dos arquitetos August Sicard von Sicardsburg e Eduard Van Der Nüll. Foram muitas as críticas feitas ao trabalho dos arquitetos, tanto pela população como pelo próprio Imperador Francisco José. A tal ponto que Van der Nüll não suportou e cometeu suicídio. O edifício foi totalmente destruído na Segunda Guerra Mundial e reconstruído em seguida. Possui visitação guiada em determinados momentos do dia. Hoje o prédio é considerado um dos destaques da Ringstrasse, a avenida que circunda o centro histórico de Viena.

Outro destaque dessa caminhada foi a megaloja da Swarovski, a mundialmente famosa fabricante de cristais, que é austríaca e possui um estabelecimento gigante no centro da cidade. Na loja da Swarovski, não só estão expostos os produtos da marca, como obras de arte que interagem com os turistas. Muitos entram ali apenas para admirar os trabalhos.

À noite, consultamos mais uma vez o Trip Advisor, que nos recomendou o bom restaurante de cozinha grega e europeia contemporânea, Buxbaum, localizado no centro histórico de Viena e mais uma vez num local difícil de encontrar. O Trip Advisor e o Wase nos ajuda nesses momentos.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.