Ronda, o presépio da Andaluzia
- 2004 Views
- joaquimnery
- 24 de julho de 2011
- 8
- Destaques Espanha Europa
Saímos de Sevilha e pegamos a estrada em direção ao litoral. O destino final do dia seria Granada, mas no caminho optamos por passar por Ronda. Já tínhamos ouvido falar dos seus encantos.

Toda a região da Andaluzia é grande produtora de azeitona e os campos de oliveiras são paisagens rurais comuns.

Ronda fica numa localização espetacular. Sobre um grande afloramento rochoso e cortada pelo Rio Tejo, aquele mesmo que deságua em Lisboa, Ronda era naturalmente protegida e por isso foi uma das últimas cidades a ser tomada dos mouros. Só conquistada pelos reis católicos em 1485.

A paisagem urbana de Ronda é dominada pelos famosos “pueblos blancos”, tão típicos da Andaluzia. As casas pintadas de branco são uma forma de amenizar os efeitos do calor excessivo do verão na região. A cor branca reflete a luz e consequentemente armazena menos calor.

A praça de touros de Ronda é uma das mais antigas e famosas do país. Todo aspirante a toureiro matador sonha em tourear em Ronda. Um dos grandes ícones das touradas espanholas foi o Pedro Romero, toureiro de Ronda, que nasceu em 1754 e matou cerca de 6.000 touros. Romero é considerado o pai das touradas modernas.

Um dos monumentos mais marcantes da cidade é a Puente Nuevo, uma incrível obra de engenharia sobre um desfiladeiro de 100m de altura, construída no século XVIII sobre o Rio Tejo e que liga as duas partes da cidade, a antiga e a moderna.

Ao lado da Puente Nuevo fica o Convento de Santo Domingo, que funcionou como a sede da inquisição na cidade de Ronda.

Saímos de Ronda e pegamos a estrada que desce para o litoral. A estrada sai da Meseta Espanhola e rapidamente se torna bastante sinuosa. Liga Ronda a São Pedro de Alcântara, na área denominada de Costa do Sol. A Costa do Sol fica entre Gibraltar e Málaga.

De São Pedro de Alcântara seguimos até Marbella, um balneário turístico famoso e frequentado por estrelas do cinema mundial. Toda a Costa do Sol possui uma grande quantidade de condomínios de luxo que servem de veraneio para europeus dos países mais frios e dos próprios espanhóis.
De Marbella seguimos para Granada.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (8)
lygia lacerda
29 dez 2015Fiz exatamente esse roteiro na Andaluzia,Sevilha,Ronda, Granada realmente é inesquecível, passeio pelo balneário de Marbella, que luxo, estrelas de cinema e os carros ,boutique e restaurantes, toda Costa do Sol, atravessei o estreito de Gibraltar e cheguei em Marrocos,encantadora e, exótica viagem!
joaquimnery
11 jan 2015OLÁ RENATA,
A viagem deve ser feita devagar, o ideal é separar um dia inteiro para isso, pois a cidade de Ronda deve ser visitada. Se programe para almoçar em Ronda e seguir viagem à tarde. A descida de Ronda para São Pedro de Alcântara precisa ser feita com calma, pois a estrada é íngreme e com muitas curvas.
Um abraço.
Renata Lourenção
10 jan 2015Adoramos a sua sugestão. Parece um percurso fantástico. Qual o tempo de viagem que levaram até Granada? Abs Renata
Mona Alconso
14 abr 2014Perfeito!! Obrigada kinho por estas imagens!!
joaquimnery
30 ago 2011Carlos,
Essa foi uma maneira que encontrei de perpetuarmos esses momentos.
Um abraço
Nery
Carlos Crasto
29 ago 2011Nery , boa noite !
Olhei rapidamente o seu blog e realmente gostei muito parabéns.
Um forte abraço,
Carlos
joaquimnery
25 jul 2011Oi Mara. Que bom que você gostou. Um beijo
Mara Nery
25 jul 2011Lindo!