Finalizando uma caminhada em Paris
- 555 Views
- joaquimnery
- 26 de setembro de 2022
- Europa França Super Destaque
19 de junho d 2022
O Arco do Triunfo do Carrousel
Em frente ao Museu do Louvre, compondo a paisagem urbana com os Jardins das Tulherias, fica o Arco do Triunfo do Carrousel, construído por Napoleão Bonaparte entre 1806 e 1808 para ser a entrada do Palácio das Tulherias. No alto do Arco existe uma notável quadriga. Uma cópia dos Cavalos de Bronze de Constantino que ficam na parte superior da Basílica de São Marcos em Veneza. Os Cavalos originais (de Veneza), já foram colocados ali quando as tropas de Napoleão voltaram da Primeira Campanha da Itália (1796-1797) e o general (Napoleão Bonaparte) trouxe o tesouro de Veneza como troféu de guerra. Com a derrota de Napoleão em Waterloo, a quadriga foi devolvida à Veneza.

A Place Vendôme
Seguimos pela Rue de Rivoli, onde existem muitas lojinhas de souvenires. Entramos na Place Vendôme, um dos endereços mais exclusivos e caros da cidade. A Praça é simples e charmosa, uniforme e simétrica, cercada por uma série de lojas de grife e joalherias. Se tornou um marco de Paris. Aqui fica o famoso Hotel Ritz, onde estava Lady Di, com o seu namorado Dodi Al-Fayed, antes de fugir dos paparazzi e morrer num acidente de automóvel, trágico, em Paris, logo adiante.

A Igreja de La Madeleine
Chegamos à Praça da Igreja de La Madeleine, um ícone da cidade. A Igreja começou a ser construída no final do século XVIII (1764), teve as suas obras paralisadas durante a Revolução Francesa quando chegou a ser um prédio do exército. Foi consagrada como igreja em 1842. Entre o início da construção e a sua consagração chegou a ser cogitado a sua transformação em banco, bolsa de valores ou teatro. A sua arquitetura é inspirada num templo grego. A igreja em homenagem a Santa Maria Madalena, possui um interior ricamente decorado com belas esculturas douradas e de mármore rosado.

A Ópera de Paris
Entramos na sofisticada Rue Saint-Honoré, cheia de lojas bem transadas e especiais. Seguimos andando em direção Ópera de Paris. A famosa casa de ópera, que vale uma visita. O edifício que hospeda a Ópera de Paris foi construído em estilo neobarroco e é considerado uma das obras-primas da arquitetura do seu tempo.

As Galeries Lafayette
Seguimos para as Galeries Lafayette a mais famosa loja de departamentos de Paris. A loja principal possui 10 andares e o complexo possui mais duas lojas: a Lafayette Homme e a Lafayette Maison. Independente de comprar ou não, as Galeries Lafayette merecem uma visita, pois a cúpula central é uma obra de arte, a loja fica no Boulevard Haussmann, logo atrás da Ópera de Paris. Aí você encontra as principais grifes do mundo vendendo de tudo.

O Restaurante Bouillon Chartier
Depois de visitar as Galeries Lafayette, seguimos andando até o Restaurante Bouillon Chartier, na região de Montmartre. Um restaurante tradicional de culinária francesa, cujo cardápio possui todas as opções tradicionais do país. Tínhamos marcado um encontro com um casal de amigos. O baiano Marco Galo e esposa. Numa noite chuvosa, voltamos de metrô para o hotel.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.