Londres em um dia
- 1634 Views
- joaquimnery
- 20 de agosto de 2014
- Destaques Europa Inglaterra Reino Unido
07/01/1992
Saímos para um City Tour que nos deu uma visão panorâmica da cidade. Passamos pelos parques reais e pelas principais ruas de Londres, com destaque para a Trafalgar Square, Hyde Park e Oxford Street.

A Trafalgar Square é uma área muito agitada, com multidões circulando dia e noite pelos bares, restaurantes e teatros que existem por aí. O centro da praça é um grande ponto de encontro e de manifestações públicas. É o principal ponto de comícios e manifestações públicas de Londres

Tivemos uma visão externa do Parlamento e do Big Ben, um dos maiores símbolos de Londres. O famoso relógio foi inaugurado em 1859, no apogeu do Império Britânico. A Tower Clock, a torre onde fica o Big Ben está ao lado do Palácio de Westminster, no prédio do parlamento britânico, ás margens do Rio Tâmisa.

Big Ben na realidade não é o nome do relógio e sim do sino de 14 toneladas que fica na Torre e que é acionado a cada hora pelo grande relógio. O apelido é uma homenagem a Sir Benjamin Hall, ministro de obras públicas da Inglaterra no período da inauguração do relógio e que foi o responsável pela obra.

A torre onde fica o relógio possui 106m de altura e cada uma das faces têm diâmetros de 7,5m. O ponteiro dos minutos mede 4,26m. As visitas à Torre são proibidas, mas é permitido visitar os salões do Parlamento.

O Palácio de Westminster, ou Casa do Parlamento britânico começou a adquirir o formato atual em meados do século XIX, após o grande incêndio de 1834 que destruiu boa parte do antigo palácio. A partir daí começou a ser reconstruído. No local já existiam palácios desde o século XI, na Idade Média.

O Palácio possui várias torres, a mais alta é a Victoria Tower, com 98m de altura. Na parte interna ficam as Câmaras do Parlamento Britânico: A Câmara do Lordes e a Câmara dos Comuns.

Ao final do tour fomos assistir à troca da guarda no Palácio de Buchinghan, uma tradição milenar que hoje em dia assume ares folclóricos e de atração turística.

A Troca da Guarda acontece diariamente na frente do Palácio de Buckingham. Existem horários específicos e é possível ver do lado de fora dos portões. Centenas de turistas ficam apinhados atrás das grades para pegar a melhor foto da cerimônia.

Visitamos também a Casa da Guarda onde os soldados estavam impecavelmente vestidos e posavam para fotografias.

O Palácio de Buckingham é a residência e o escritório da monarquia. É aí que acontecem a maior parte das solenidades oficiais da família real. No Palácio trabalham cerca de 300 pessoas.

Continuamos sozinhos e fomos até o Museu de Cera Madame Toussaud. As esculturas de cera impressionam pela perfeição e parecem estar vivas. Às vezes confundimos visitantes com esculturas e vice-versa.

No Museu aparecem inicialmente personalidades do Mundo contemporâneo como: Martina Navratilova, Michael Jackson, Pavarotti, Chair, Silvestre Stalone, James Jean, Marylin Monroe, Elvis Presley e outros. Depois aparecem personagens históricos representativos da Inglaterra e personagens da política contemporânea. O Museu conta também como foram feitas as primeiras peças a partir das cabeças guilhotinadas pela Revolução Francesa. Os personagens históricos mais antigos foram esculpidos a partir de quadros onde os mesmos eram retratados pela Lady Tussaud.

Saímos do Museu de taxi em direção à Tower Bridge, onde subimos na torre e tivemos uma boa vista do Rio Tâmisa e de uma parte de Londres. A Ponte da Torre é o maior símbolo da cidade. A ponte foi inaugurada em 1894 e é uma das mais famosas do mundo. As partes centrais se elevam para permitir a passagem de grandes navios, formando um vão de até 42m de altura.

Ao sair da Torre fomos até o Castelo da Torre de Londres, uma das principais atrações turísticas da cidade, fica localizada bem perto da London Bridge, do Rio Tâmisa e do centro financeiro da cidade.

A Torre foi fundada em 1078, por Guilherme, O Conquistador. Foi Guilherme quem ordenou a construção da Torre Branca, o embrião de todo o complexo. Ao longo dos séculos, a Torre passou por várias modificações, sempre com o objetivo de torná-la mais segura. Foram implantados fossos e muralhas sucessivas, que faziam da Torre, uma fortificação imbatível.

A Torre foi prisão e local de tortura, além de execuções. Uma das mais importantes execuções que aconteceu aí foi a decapitação de Ana Bolena, uma das mulheres de Henrique VIII.

A Torre Branca é o centro do complexo, hoje foi transformada em museu e o seu acervo é formado por armaduras e armas do Império Britânico. Destacam-se armaduras de Henrique VIII e outros reis da Inglaterra.

É aí no museu da Torre Branca que aparecem as Joias da Coroa britânica. Esse tesouro é o principal destaque do complexo. Algumas dessas joias da Coroa são utilizadas em cerimônias oficiais, inclusive na coroação dos novos monarcas. Não pudemos visitar pois as joias da Rainha, estavam em limpeza.

Ao sairmos do Castelo fomos de ônibus até a Catedral de Saint Paul, sede da Igreja Anglicana, obra prima da renascença, onde se casou o Príncipe Charles coma Lady Di. A Catedral impressiona pelo porte e pelos detalhes da sua nave.

A Catedral foi totalmente destruída por um incêndio em 1666 e depois reconstruída com um novo projeto do mais importante arquiteto inglês do século XVII, Christopher Wren.

O Domo principal tem 110m de altura, é o segundo mais alto do mundo, perdendo apenas para o de São Pedro no Vaticano. A Catedral é espaçosa e possui uma nave distribuída em cruz. Foi aqui na Catedral de Saint Paul que aconteceu o casamento do Príncipe Charles com Lady Diana Spencer.

Seguimos a Oxford Street a pé e compramos algumas lembranças para as meninas.

Fomos jantar num restaurante do centro de Londres e voltamos para o hotel, onde escrevemos postais e fomos dormir, pois amanhã a maratona continua.
- ana bolena
- Big Ben
- Catedral de Saint Paul
- Câmara dos Comuns
- Câmara dos Lordes
- Chair
- Christopher Wre
- City Tour
- Elvis Presley
- Hyde Park
- Idade Média
- Império Britânico
- Inglaterra
- James Jean
- Lady Di
- Lady Diana Spencer.
- London Bridge
- Londres
- Madame Toussaud
- Martina Navratilova
- Marylin Monroe
- Michael Jackson
- MUSEU DE CERA
- Museu de Cera Madame Toussaud
- Oxford Street
- Palácio de Buckingham
- Palácio de Westminster
- Parlamento Britânico
- Pavarotti
- Príncipe Charles
- Reino Unido
- Revolução Francesa
- Rio Tâmisa
- Silvestre Stalone
- Sir Benjamin Hall
- Torre Branca
- Tower Bridge
- Tower Clock
- trafalgar square
- Victoria Tower
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.