Omaha Beach e Sainte Mére Eglise, a ação dos Airborne
- 2788 Views
- joaquimnery
- 5 de maio de 2013
- 3
- França
Dentre os diversos monumentos que existem na Normandia em homenagem e memória da Segunda Guerra Mundial, um dos mais impressionantes é o Cemitério dos Soldados Americanos localizado em Colleville-sur-Mer. O memorial fica na praia de Omaha, um dos pontos estratégicos do desembarque do Dia D.

Milhares de cruzes estão dispostas simetricamente num lindo gramado e com um jardim muito bem cuidado, numa colina acima da praia de Omaha, uma das praias escolhidas para a operação do Dia D.

Omaha foi o local do desembarque da Normandia onde ouve o maior número de baixas para as tropas aliadas. Existem ali mais de dez mil cruzes, uma para cada soldado americano morto na operação. O drama de Omaha foi retratado nas cenas iniciais do filme O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg. O filme começa e termina no cemitério de Omaha.

A Praia de Omaha era defendida pela 352a divisão de infantaria alemã, que foi implacável com os americanos. As tropas foram quase dizimadas e a operação quase foi abortada. Os americanos, porém abriram um foco na defesa alemã e isso significou o início do fim da Segunda Guerra Mundial.

A praia descampada e extensa, seguida de uma colina, era fortemente protegida. A ação dos aliados era quase suicida. No local, além do cemitério existe um memorial com histórias da Guerra.

Depois da Praia de Omaha, chegamos a Sainte Mére Eglise, onde aconteceu a operação da Praia de Utah, o nosso último destino nessa região do Desembarque da Normandia.

A visita a Sainte Mére Eglise é obrigatória, pois esse foi um ponto estratégico da Operação Overlord. A batalha também ficou por conta dos americanos. Milhares de paraquedistas foram despejados na região pelos aviões e planadores que chegaram tentando surpreender, no silêncio da madrugada.

A operação de tomada da cidade ficou por conta dos Airborne, a elite do exército americano da época. Os para-quedistas saltaram seis horas antes do desembarque das tropas que vinham do mar. Hoje, na cidade existe um museu dedicado à memória da operação e dos Airborne.

A tomada de Sainte Mére Eglise e a epopeia dos Airborne foi contada na série produzida por Steven Spilberg e Tom Hanks, “Band of Brothers”. A tomada da cidade foi fundamental para dar suporte aos soldados que desembarcariam aí perto, na Operação Utah.

- Airborne
- Band of Brothers
- Cemitério Americano
- Cemitério de Omaha
- Colleville-sur-Mer
- Desembarque da Normandia
- Dia D
- Europa
- França
- Museu Airborne
- Normandia
- O Resgate do Soldado Ryan
- Omaha
- Omaha Beach
- Operação Overlord
- Operação Utah
- Overlord
- Praia de Omaha
- Praia de Utah
- Saint Mére Eglise
- Segunda Guerra Mundial
- Steven Spilberg
- Tom Hanks
- Utah
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (3)
Jefferson Eduardo
02 abr 2014Sensacional, meus parabéns.
joaquimnery
06 maio 2013Obrigado Moysés. Se você gosta do tems Segunda Guerra Mundial, planeje uma viagem para a Normandia. É impressionante a riqueza de informações que existe por lá. Continue acompanhando o blog. Um abraço.
Moysés Fraga
06 maio 2013Realmente, que trabalho maravilhoso! Sou suspeito pra falar sobre 2ª Guerra, pois tive parentes lutando de ambos os lados e ouvi histórias muito pitorescas, como meu tio avô brasileiro descrevendo situações na batalha de Monte Castelo, na Itália. Mas outro tio avô austríaco lutou no exército alemão e foi preso na Rússia. Só escapou porque tinha um olho de vidro e, durante a revista, escondeu o olho no bolso. Desembarcou na África e deu de cara com guerreiros zulus. Foi a primeira vez que viu uma pessoa negra na vida e disse que tremeu igual a vara verde, sem saber se aquilo era real!