Um passeio pelo Rio Sena com o Bateaux Mouche
- 2239 Views
- joaquimnery
- 16 de junho de 2013
- 2
- Destaques Europa França
O nosso segundo dia em Paris começou com um passeio pelo Bateaux Mouche, um barco apropriado para passeios turísticos no Rio Sena. Essa é uma maneira interessante de começar uma visita à cidade, pois o passeio de cerca de uma hora, faz um roteiro panorâmico pelo rio, passando por algumas das principais atrações da cidade e nos permite uma visão genérica e ao mesmo tempo nos posiciona em Paris.

O passeio do Bateaux Mouche possui saídas frequentes e não realiza paradas ao longo do percurso, que passa por algumas das principais pontes do Rio Sena, dentre elas destacam-se a Ponte Alexandre III e a Pont Neuf (Ponte Nova), que por sinal é a mais antiga da cidade.

O tour do Bateaux Mouche é acompanhado por um relato em vários idiomas, inclusive o português, sobre os monumentos que aparecem nas margens do rio. É um dos passeios mais concorridos de Paris e ele também pode ser feito à noite, onde a cidade iluminada oferece um outro tipo de atrativo para os visitantes.

Nas margens do Sena o parisiense convive com a cidade. Caminhadas, corridas ou simplesmente passeios de namorados que contemplam o rio e fazem juras de amor, provocam a interação entre o Rio Sena e Paris.

O passeio passa por alguns dos principais pontos turísticos de Paris, como: Museu do Louvre, Esplanada des Invalides, Catedral de Notre Dame, Torre Eiffel e a Conciergerie.

O Rio Sena é o principal vetor da cidade, por ele passam inúmeros barcos comerciais e de turismo. Divide a cidade em duas partes: A Rive Droite (margem direita), onde aparece o Museu do Louvre e a Champs-Elyssées e a Rive Gauche (margem esquerda) onde aparece a Torre Eiffel e a Esplanada des Invalides.

A história de Paris começou em uma das duas pequenas ilhas do Rio Sena. A Île de la Cité começou a ser habitada pelos Parisii, uma tribo de origem celta que deu origem ao nome da cidade, ao redor de 200 a.c. Hoje a Île de la Cité possui algumas das principais atrações da cidade, como a Catedral de Notre Dame e a Saint Chapelle.

O passeio do Bateaux Mouche começa na Pont de l’Alma, segue em direção às ilhas de la Cité e de Saint Louis, faz a volta e segue até a Torre Eiffel. Dá para ver Um Pouquinho de Cada Lugar de Paris. Vale muito a pena.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
16 jun 2013Obrigado Moysés. Viajar é viver “geograficamente”. Um abraço.
Moysés Fraga
16 jun 2013Nery, estas suas postagens são absolutamente impressionantes! Impagáveis!