A Torre Eiffel e o Campo de Marte
- 6198 Views
- joaquimnery
- 16 de junho de 2013
- 4
- Destaques Europa França
Depois do passeio com o Bateaux Mouche pelo Rio Sena, seguimos andando em direção à Torre Eiffel que fica ali perto da Pont de l’Alma, onde termina o circuito do barco. No caminho a primavera estava nas ruas de Paris, com feiras e exposições ao ar livre.

A Torre Eiffel é o monumento urbano mais conhecido do mundo. Marca de Paris, foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel para funcionar como arco de entrada da Exposição Universal que aconteceu em Paris em 1889 e que marcou também o centenário da Revolução Francesa.

O objetivo de Eiffel com a Torre era demonstrar as características e potencialidades do aço. A torre tem 324m de altura e, na época, era o edifício mais alto do mundo e se manteve assim até 1931, quando foi inaugurado o Empire State Building de Nova York. Ainda hoje é o edifício mais alto de Paris.

O acesso à torre pode ser feito através de escadas ou por elevadores, que têm capacidade limitada e formam imensas filas de visitantes que tentam acessar os três níveis da torre que podem ser visitados. O primeiro nível fica a 57m de altura e o segundo a 116m e o terceiro nível a 276m de altura, com um terraço panorâmico que em dias claros podem avistar até 72km de distância.

No segundo nível da torre fica o restaurante Júlio Verne, um dos melhores de Paris, com excelente comida e uma vista panorâmica de Paris de tirar o fôlego. Caso queira ir ao Júlio Verne, faça reserva com muita antecedência. Só anda cheio.

Seguimos por trás da torre onde fica o Campo de Marte (Champ de Mars), um grande jardim entre a Torre Eiffel e a Escola Militar. O imenso gramado é ponto de encontro, sobretudo, na primavera e no verão, quando centenas de pessoas deitam-se na grama para tomar um pouco de sol. No horário do almoço é um ponto para pique niques e lanches rápidos.

Aí também no Campo de Marte acontecem grandes shows, concertos e eventos públicos que os parisienses adoram. A área de 24,5 hectares está no centro de Paris, é aberto ao público e pode ser acessado tanto de dia quanto de noite. O nome é uma homenagem ao Deus Marte.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
jurandir martins
23 set 2015Muito lindoesse passeio e de perder o folego
Anônimo
13 jan 2015Achei o maximo,,encantador.
flaviabraga
10 abr 2014Tb irei aproveitar para fazer pique nique e me perder, achar em Paris…
aiaiaia Paris
Jorge Avendaño-Inestrillas
17 jun 2013Gracias Joaquín: Su relato y fotografías me hicieron recordar mi reciente visita a ese hermoso lugar…un verdadero icono de París. Saludos desde la Ciudad de México. Jorge Avendaño.