Galway, a capital cultural da Irlanda
- 1908 Views
- joaquimnery
- 8 de dezembro de 2018
- Destaques Europa Irlanda Reino Unido
16 de setembro de 2018
Estávamos em Galway, na costa oeste da Irlanda, e saímos cedo para um circuito pela Rota Costeira Connemara. Já estávamos acostumados a dirigir pela mão inglesa, mas mesmo assim, a estrada estreita exigia estratégia e uma direção cuidadosa.

A rota segue pela costa noroeste da Irlanda, por 90 km a partir de Galway. Fizemos uma primeira parada na pequena vila de Spiddal, no Ceardlann Spiddal Craft & Design, um centro de lojinhas de arte e artesanato que atrai os visitantes que passam pela estrada.

A Costa de Connemara passa por uma rota turística denominada de Wild Atlantic Way, Caminho do Atlântico Selvagem, que atravessa três províncias e na prática acompanha toda a costa oeste da Irlanda, desde o Ring Of Kerry até além da Rota Costeira Connemara. É uma região de grandes belezas naturais, com lagos, pântanos e ladeados de montanhas escarpadas.

O cenário fica ainda mais dramático a oeste de Spiddal, onde as fazendas com cercas de pedras na beira do mar, dão o tom da paisagem. Chegamos a Carreroe com as suas belas praias.

Seguimos até Carna, numa das extremidades da Rota Connemara e voltamos para Galway. A Península Connemara possui trilhas, praias, vilas pitorescas e cavernas, que atraem turistas o ano inteiro.

Voltamos para Galway, um dos principais destinos turísticos da Irlanda. É uma cidade charmosa e tranquila, mas com uma atmosfera jovem e animada. Muitos intercambistas brasileiros e de outras nacionalidades escolhem Galway para viver, o que dá um ar cosmopolita a essa pequena cidade da Irlanda.

A cidade tem cerca de 70 mil habitantes e é a terceira maior do país. Possui um clima boêmio e animado, sobretudo pela grande quantidade de estudantes circulando pelas suas ruas.

Galway é conhecida como a capital cultural da Irlanda. Chama a atenção a grande quantidade de músicos e artistas de rua que animam aqueles que passam e batalham algum trocado. Isso aumenta ainda mais a atmosfera boêmia de Galway. O calendário anual da cidade contempla uma série de festivais culturais.

A Qway Street é a rua que concentra a maior quantidade de pubs coloridos, com música ao vivo e restaurantes, da cidade. Ao lado do Qway Street fica o Quartier Latin, que é uma extensão da área boêmia de Galway.

Dentre as atrações turísticas de Galway destaca-se o Arco Espanhol, uma extensão dos antigos muros do período medieval, que guarda na lembrança a época em que a cidade possuía um estreito comércio com a Espanha. O muro servia de proteção para os navios espanhóis que paravam no porto de Galway.

Ao lado do porto fica a foz do Rio Corrib, que foi parcialmente “domada” por um sistema de eclusas que permite a entrada de pequenas embarcações.

Na beira da foz do Rio Corrib aparece um belo casario colorido que é uma das marcas de Galway. Depois de caminhar bastante pela cidade, fomos jantar no Restaurante Martine’s, o mesmo da noite anterior, sinal de que gostamos muito e não queríamos arriscar uma outra opção.

O link abaixo leva para o clip da música The Galway Girl de Ed Sheeran, que mostra um pouco o espírito dos pubs de Galway.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=114&v=87gWaABqGYs
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.