Mykonos, a mais animada das Ilhas Gregas
- 1617 Views
- joaquimnery
- 3 de janeiro de 2012
- Destaques Europa Grécia
Voltamos de Delos e finalmente descemos em Mykonos, uma das mais visitadas das Ilhas Cíclades. Mykonos é uma cidade animada, de vida noturna intensa e uma grande quantidade de bares e restaurantes.

Mykonos é um dos maiores exemplos das cidades típicas das Cíclades. Cheia de ruelas estreitas e casas brancas em forma de cubo. A cor branca das casas serve para diminuir a sensação do calor intenso do verão, pois o branco reflete a luz do sol diminuído a absorção do calor.

O labirinto de ruelas estreitas servia também para dispersar os piratas. O porto de Mykonos é uma das áreas mais visitadas das Ilhas Gregas.

Na Ilha de Mykonos existe um mascote. O pelicano Pétros, que pode ser encontrado a qualquer momento pelas ruelas da cidade. Pétros já faz parte da comunidade de Mykonos e os turistas se divertem com ele e vice-versa.

Um dos destaques paisagísticos da ilha é o conjunto de moinhos Vonís, que eram utilizados para moer trigo e hoje molduram a paisagem de Mykonos.

Um dos catões postais de Mykonos é a igreja Paraportiani, que foi construída em 1425, na área do antigo portão dos fundos da fortaleza medieval da cidade. A igreja fica no Kastros, a área mais antiga e boêmia da cidade.

O Kastros é uma área de bares e restaurantes gays, mas que atende a todos os visitantes locais. O nome serviu de inspiração para o famosos bairro gay de São Francisco , o Castros.

A partir do Kastros, as ruelas descem para a Venetia (pequena Veneza), com casas de artistas, bares e lojas de artesanatos. Os turistas se deliciam.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.