Patmos, a “Jerusalém” do Mar Egeu
- 1845 Views
- joaquimnery
- 8 de janeiro de 2012
- 1
- Destaques Europa Grécia
Saímos de Mykonos e continuamos o cruzeiro pelas Ilhas Gregas. Seguimos para leste em direção à costa da Turquia. É aí, na porção mais a sul e leste das Ilhas Gregas, que fica o arquipélago do Dodecaneso.

O Dodecaneso é um conjunto de ilhas de paisagens variadas e clima quente (Mediterrâneo), o que atrai muitos turistas em busca de banho e belas praias.

A influência turca-otomana é visível no Dodecaneso, no comportamento do seu povo e também na arquitetura. A primeira parada no arquipélago se deu em Pátmos.

A principal vila e porto de Pátmos chama-se Skála. Possui um porto frenético e daí partem muitos Ferry-boats para as outras ilhas do arquipélago. Skála possui muitas lojinhas de artesanatos e suvenires.


Pátmos é conhecida como a “Jerusalém do Mar Egeu”, em função da sua importância religiosa. Foi aí que viveu, São João, a partir de 95 d.c. e fundou o Mosteiro de São João.

Saímos de Skála e seguimos por uma estrada sinuosa até Chóra, onde fica o Mosteiro de São João, uma das atrações mais visitadas de Pátmos. O mosteiro é do século XI e é um dos principais pontos de adoração dos cristão ortodoxos. Na Semana Santa, a cerimônia do lava-pés (Níptiras) trás centenas de pessoas para Chóra.

Na volta a Skála, paramos para conhecer a igreja de Ágia Anna (Santa Ana). É aí, dentro da igreja, que fica a Santa Caverna do Apocalípse, onde São João teve a visão de fogo e enxofre, ouviu a voz de Deus, a partir da fenda de uma rocha e ditou o texto do “Apocalipse” para os seus discípulos.

Voltamos a Skála e nos perdemos pelas ruelas da cidade.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
claudionor de campos
13 out 2017Um Cruzeiro pela Europa e Ásia…coisa pra rico,claro !