Taormina, a pérola da Sicília
- 1501 Views
- joaquimnery
- 3 de dezembro de 2014
- 5
- Destaques Europa Itália
04/10/2014
Saímos de Siracusa às 10h com destino a Taormina, a aproximadamente 120 km de distância, percorrendo uma boa estrada pedagiada, fizemos a viagem em 3 horas. Chovia bastante, coisa rara por aqui. O clima da Sicília e de todo o sul da Itália é Temperado Mediterrâneo, sofre forte influência direta do Deserto do Saara que está ali perto. Os verões são muito quentes e secos e os invernos amenos e chuvosos. Estávamos no outono e esse é o período que mais chove por aqui, especialmente no mês de outubro. Pegamos uma chuva muito forte na estrada.

Chegamos a Taormina às 13h e fomos direto para o Atahotel Capotaormina, um bom hotel com uma localização espetacular para quem quer ter uma boa relação com o mar. O hotel fica na extremidade de um cabo, a beira mar, com uma vista privilegiada para o Mar Jônico, em compensação é um pouco distante do centro histórico e difícil de chegar, pelas características topográficas de Taormina.

A cidade tem uma localização espetacular do ponto de vista paisagístico, fica pendurada numa encosta à beira mar. É muito acidentada e os deslocamentos precisam ser feitos de carro ou ônibus. O hotel disponibiliza um sistema de shuttle bus para levar e trazer os hóspedes ao centro histórico.

Taormina é o principal centro turístico da Sicília, está localizada nos limites da província de Catânia. A cidade começou a se formar no século IV a.C., após a decadência de Naxos. Foi capital da Sicília bizantina até ser conquistada pelos árabes. Prosperou bastante durante a ocupação normanda.

Pegamos um taxi e seguimos para o centro histórico de Taormina. O ponto central é a Corso Humberto, uma rua cheia de charme, com muitas lojas de artesanato, galerias de arte e um comércio de luxo que atende aos turistas de Taormina.

Da Corso Humberto chega-se à rua que dá acesso ao maior tesouro da cidade, o Teatro Romano. Uma construção do século III a.C, que foi mais tarde reconstruída pelos romanos no século II d.C.. É a principal atração da cidade, não só pela importância histórica e arqueológica, mas também pela maravilhosa posição que possui.

O acesso para o Teatro Romano custa 9 Euros. A estrutura ainda está muito bem preservada e ainda funciona para shows e espetáculos musicais e de teatro. Do teatro temos algumas das vistas mais espetaculares da cidade, pendurada nas encostas do Monte Tauros. Nos dias claros pode-se ver o imponente Monte Etna, o maior vulcão da Sicília e um dos mais ativos do Mundo.

Depois que circulamos bastante pela Corso Humberto, voltou a chover forte. A solução foi entrar em um restaurante a antecipar o jantar. Entramos no primeiro que vimos. Demos sorte, pois o Restaurante La Bocca é de excelente qualidade.

Pedimos um vinho Nero Dávola, a uva típica da Sicília e orgulho da região. A Nero Dávola é um vinho tinto com uma cor vermelha rubi, aroma amplo e intenso de frutas vermelhas, principalmente cereja. É conhecido como o “Príncipe da Viticultura Siciliana”

Para combinar com o Nero Dávola, um Espaguete ao Vôngole, uma das melhores pedidas da Sicília, ou um Espaguete a Sardi, servido com sardinha da região. Às 20:30h pegamos o shuttle bus de volta para o hotel.
- Atahotel Capotaormina
- Catânia
- Corso Humberto
- Deserto do Saara
- Dr. Alberto Vasconcelos
- Dra. Kika Teixeira
- Espaguete ao Vôngole
- Espaguete Sardi
- Itália
- Mar Jônico
- Monte Etna
- Monte Tauros
- Naxos
- Nero Dávola
- Príncipe da Viticultura Siciliana
- Restaurante La Bocca
- Shuttle Bus
- Sicília
- Siracusa
- Taormina
- Teatro Grego
- Teatro Romano
- Temperado Mediterrâneo
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (5)
joaquimnery
27 set 2016Olá Maria Luiza,
Que bom que você está gostando. Continue acompanhando. A viagem pelo Sul da Itália é encantadora e bastante diferente do restante do país. Espero que vocês se divirtam bastante. Evite ir na Andaluzia no verão, o calor é insuportável. Recebeu o e-mail com o roteiro completo. Se precisar de uma comunicação mais constante, pode usar o e-mail joaquimnery@viaalegria.com.br
Um abraço,
Joaquim Nery
Maria Luiza B. Moretti
26 set 2016Eu li todo o conteúdo essa preparação e foi dai que fiquei muito animada em ter um roteiro semelhante e quando vc me respondeu fiquei ainda mais feliz .Eu aceito o email com seu roteiro completo para que possa pesquisar melhor.Temos a intenção de conhecer tambem a andaluzia nessa mesma viagem vamos ver né?Obrigada pela pronta atenção Joaquim.Somos dois sessentoes eu e meu esposo e adoramos viajar,em especial pela Linda e encantadora Itália e Espanha e agora descobrindo seu blog tudo ficou mais fácil.Obrigada!
joaquimnery
26 set 2016Olá Maria Luiza,
Nesse post eu conto um pouco sobre a preparação do roteiro. https://umpouquinhodecadalugar.com/2014/10/20/um-roteiro-surpreendente-pela-italia/ vou te mandar um e-mail com o roteiro completo.
Maria Luiza B. Moretti
26 set 2016Ola Joaquim Gostaria de conhecer a sicilia a calabria e sorrento e dali fazer alguns bate e volta por capri e cidades da costa amalfitana e vi um roteiro seu em grupo de amigos bem semelhante.Como consigo visualizar seu roteiro completo e cidades visitadas pela ordem para eu iniciar o meu proprio roteiro Adoro seu blog já me cadastrei .obrigada
xykosanto
04 dez 2014Republicou isso em xykosanto.