Zagreb, a capital da Croácia
- 296 Views
- joaquimnery
- 17 de setembro de 2023
- Croácia Europa Super Destaque
18 de agosto de 2023
Zagreb
Zagreb é a capital, centro político, administrativo e maior cidade da Croácia. Possui aproximadamente 1 milhão habitantes. Do ponto de vista turístico é um corredor de passagem entre a Europa Central e a Europa Ocidental, em direção ao Mar Adriático. Não é um destino muito desejado. Muitos dos turistas chegam a Zagreb por conta dos serviços de transportes que existem aí. Conexões aéreas, ferroviária e rodoviária. Os turistas chegam e seguem direto para o litoral da Croácia, que tem muito mais atrativos.

A capital da Croácia
A cidade é bonita, antiga, possui avenidas largas e se assemelha às grandes cidades da Europa Central. A localização estratégica entre os caminhos que ligam o Mar Adriático à Europa Central deu o tom da importância histórica de Zagreb. Se tornou a capital da Croácia a partir da independência do país em 1991.

Kaptol e Gradec
Saímos pela manhã circulando por Zagreb. Fizemos um passeio panorâmico, por conta própria, começando pela Cidade Baixa, o coração comercial da capital. Zagreb é dividida em Cidade Baixa e Cidade Alta. Surgiu a partir da junção de duas cidades medievais e rivais, que foram unidas a partir de 1850 e hoje são bairros da capital da Croácia. Kaptol, a Cidade Alta e Gradec, a Cidade baixa.

A Igreja de São Marcos
Passamos pela Igreja der São Marcos, em estilo gótico, a mais pitoresca da cidade, por conta do seu telhado com cerâmicas coloridas. A Igreja de São Marcos fica em Gradec (Cidade Baixa) e é originalmente do século XIII. A construção atual é de 1882.

O funicular que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta
Em seguida pegamos um funicular que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Gradec a Kaptol.

O Museu dos Relacionamentos Terminados
Na parte alta do funicular fica a Torre fortificada Lotrscak, e ao lado da Torre, o Museu dos Relacionamentos Terminados. Todas as indicações turísticas sobre Zagreb, falavam desse museu. Por falta de alternativas, decidimos entrar. O Museu é horrível e ao mesmo tempo impressionante. As pessoas são estimuladas a fazer doações de objetos que estiveram relacionados a um término de relacionamento qualquer e esses objetos, cartas, desenhos estão em exposição. É um besteirol completo, mas os visitantes adoram.

A Catedral de Zagreb
Seguimos caminhando pela Cidade Alta até a praça da Catedral de Zagreb. É o segundo edifício mais alto da Croácia e o maior monumento religioso do país. Uma catedral em estilo gótico com duas grandes torres frontais, com 104 metros de altura. Uma dessas torres foi gravemente afetada durante o terremoto de 2020 em Zagreb. Desde então, a Catedral está fechada para visitação ao público e passa por uma ampla reforma estrutural, para recuperar os danos provocados pelo terremoto.

O terremoto de Zagreb
O terremoto de Zagreb em 2020 foi terrível, pois aconteceu no mês de março, no final do inverno e em pleno período da epidemia da COVID 19. As pessoas tiveram que ir para as ruas, mas o medo do contágio pelo coronavírus levou pânico à população. Além da torre da catedral, várias fachadas de edifícios históricos foram destruídas.

O Mercado Dolac
Seguimos até o Mercado Dolac, pertinho da Catedral, que está entre as atrações de Zagreb. Não vimos encanto maior nessa feira, caracterizada pelos sombreiros vermelhos, onde os vendedores expõem os seus produtos. Uma cidade que não tem muitos atrativos turísticos, valoriza o pouco que tem.

A Praça Bana Josip Jelacic
Fomos até a Praça Bana Josip Jelacic, no centro de Zagreb. A praça homenageia um herói nacional do início do século XIX, na Croácia. Seguimos para as ruas do centro de Zagreb e escolhemos um bom restaurante italiano para almoçar, o Al Dente.

A escultura do “Sol”
Bem perto do Al Dente fica a enigmática escultura do “Sol”, no meio da rua, ao ar livre, essa escultura faz parte de um conjunto de outras esferas, distribuídas pela cidade, denominada de “Rota do Sistema Planetário”, do escultor croata Ivan Kozaric. Quatro dessas esculturas estão no centro de Zagreb, as outras em bairros mais distantes. Jantamos no excelente Restaurante Vinodol.

Leia mais:
- Catedral de Zagreb
- Cidade Alta
- Cidade Baixa
- Coronavírus
- COVID-19
- Croácia
- Europa
- Funicular
- Gradec
- Igreja de São Marcos
- Ivan Kozaric
- Joaquim Nery
- Kaptol
- Mônica
- Mercado Dolac
- Museu dos Relacionamentos Terminados
- Nery
- O Sol
- Praça Bana Josip Jelacic
- Quinho
- Restaurante Al Dente
- Restaurante Vinodol
- Rota do Sistema Planetário
- Terremoto de Zagreb
- Um Pouquinho de Cada Lugar
- Via Alegria
- Zagreb
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.