Os arredores de Lisboa
- 472 Views
- joaquimnery
- 3 de dezembro de 2022
- Europa Portugal Super Destaque
1º de julho de 2022
Azenhas do Mar
Saímos de Sintra e seguimos em direção ao litoral. Paramos num mirante em frente às falésias de Azenhas do Mar, um típico vilarejo português, com casinhas brancas, localizado em cima de um paredão rochoso constantemente agredido pelas ondas, que forma uma das mais bonitas fotos dessa região de Portugal.

O Cabo da Roca
Ali perto está o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, onde, na definição de Luiz de Camões, “a terra acaba e o mar começa”. É um imenso penhasco com 140m de altura, que marca o ponto extremo ocidental do continente europeu. A partir do Cabo da Roca, o Oceano Atlântico se mostra gigantesco e nos leva a uma contemplação sobre os imensos desafios superados pelas Grandes Navegações. Sem dúvida, a maior aventura da história da humanidade.


A Praia do Guincho
Do Cabo da Roca, começamos a voltar para Lisboa. Passamos pela Praia do Guincho, famosa pelas dunas de areias móveis e por um vento constante e intenso que insiste em fazer com que a areia invada a pista e que atrai amantes dos esportes de vela, como kite surf e wind surf.

Cascais
Na sequência passamos por Cascais, um dos mais tradicionais locais de veraneio dos cidadãos endinheirados de Lisboa. Hoje Cascais atrai muitos brasileiros que decidiram ir morar em Portugal. A orla descontraída, com vários espaços de lazer e destinados a práticas esportivas fazem de Cascais um dos lugares mais desejados dos entornos de Lisboa.

Estoril
Ao lado de Cascais fica Estoril, com características semelhantes e famoso pelo cassino, que é o maior da Europa. A orla de Estoril completa o conjunto de lazer dessa área a norte de Lisboa. Passamos direto por Estoril e voltamos a Lisboa. Ficamos mais uma vez no centro da cidade, na região do Chiado e fizemos o caminho de volta para a Rua Augusta.

O Restaurante Velho Macedo
Voltamos para o centro de Lisboa, passando mais uma vez pelo Elevador Santa Justa e pela Rua Augusta, até seguir para o Restaurante Velho Macedo, numa das ladeiras que levam ao Bairro D’Alfama. Um restaurante pequeno, aconchegante, mas onde come-se um dos “melhores” bacalhaus de Lisboa.

2 de julho de 2022
De volta para o Brasil
Hoje foi o nosso último dia de viagem. Saímos cedo para o aeroporto, com medo do caos que se instalou nos aeroportos da Europa, nesse verão pós-pandemia de 2022. Chegamos com bastante antecedência e o caos continuava. Tivemos acesso à Sala VIP do aeroporto, que estava lotada, mas a jornada estava chegando ao fim. A viagem foi maravilhosa. Começou há 12 dias, com um tour de bike entre a Bélgica e a Holanda.
Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.