As sete irmãs, de Istalin
- 2602 Views
- joaquimnery
- 27 de julho de 2016
- 1
- Destaques Europa Rússia
23/06/2016
A Catedral do Cristo Salvador é o mais importante templo de Moscou. A original foi dinamitada por ordem de Stalin, em 1931, apesar de toda a sua importância religiosa e histórica. Após o fim do regime comunista a igreja foi reconstruída por Yúri Lujkov, prefeito de Moscou, durante a gestão de Boris Yeltsin, entre 1994 e 1997.

A Catedral original é do século XIX e foi construída em homenagem aos mortos na luta pela libertação de Moscou das tropas de Napoleão. Já foi a construção mais alta de Moscou, com a sua cúpula principal erguendo-se a 103 metros. Podia receber mais de 10 mil pessoas.

Stalin pretendia construir no lugar da Catedral demolida, um gigantesco monumento, com 315 metros de altura, em homenagem a Lenin, o Palácio dos Sovietes, mas morreu antes de iniciar a obra, e os seus sucessores não deram continuidade aos seus delírios. Existe hoje um esboço gráfico do que deveria ser o gigantesco monumento em homenagem a Lenin. No alto do monumento haveria uma estátua de Lenin, com 100 metros de altura. Com o fim da União Soviética, o projeto foi abandonado e a Catedral reconstruída.

A Catedral do Cristo Salvador é um templo da Igreja Ortodoxa Russa, com uma decoração interna exuberante, formada por ícones dourados e bastante coloridos, uma das características das igrejas ortodoxas da Rússia. Possui cinco cúpulas douradas e uma fachada imponente com magníficas esculturas.

Da Catedral seguimos o tour pelas largas avenidas de Moscou. Muitas dessas avenidas foram abertas pelos Planos Quiquenais de Stalin para a URSS. Essa Moscou moderna foi uma criação de Stalin, que destruiu igrejas e outros edifícios históricos para a abertura das avenidas.

Seguimos até o Morro dos Pardais (Varabyôve Gory), a 5 quilômetros do centro de Moscou, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade. No alto do morro existe um mirante e o panorama de Moscou fica ao fundo.

Daí também pode-se ver de perto o prédio da Universidade Estatal de Moscou (MGU). Um arranha-céu imponente, encomendado por Stalin e concluído em 1953. O prédio da Universidade possui 36 andares, 240 metros de altura e é um dos conjuntos conhecidos como “As Sete Irmãs de Stalin”, ou “Bolos de Casamento”. Os prédios estão distribuídos pelo espaço urbano de Moscou, como se fossem vértices de uma estrela de sete pontas.

Os moscovitas não usam essas expressões para as torres. Os prédios foram construídos em estilo Classicismo Soviético, com influência neo-gótica, entre 1947 e 1953 para comemorar o poderio da União Soviética sobre o capitalismo ocidental, em tempos de Guerra Fria.

Ao lado do mirante fica a pequena igreja da Trindade, de 1811, com a sua cúpula verde.

Outro local de visitação especial em Moscou, são os Jardins de Alexandre, projetados pelo arquiteto Ossip Bove em1821. Os belíssimos jardins, com mosaicos de flores coloridas, foram mandados construir por Alexandre I, que providenciou a restauração da cidade de Moscou e do Kremlin, após a expulsão das tropas de Napoleão da cidade.

Várias fontes e esculturas, com temas diversos e alguns infantis, enfeitam os Jardins de Alexandre.

O rio Neglínaya, que formava o fosso de proteção do Kremlin, foi canalizado por baixo da terra.

Outra atração dos Jardins de Alexandre é o Túmulo do Soldado Desconhecido, inaugurado em 1967, que homenageia um soldado anônimo da Segunda Guerra Mundial.

Ao lado dos jardins de Alexandre, numa área do subsolo, sob uma grande praça, fica o Shopping Manêjnaya Ploschad, com centenas de lojas de grifes e comércio em geral.


- Alexandre I
- As Sete Irmãs de Stalin
- Bolos de Casamento
- Boris Yeltsin
- Catedral do Cristo Salvador
- Classicismo Soviético
- Igreja da Trindade
- Igreja Ortodoxa Russa
- Kremlin
- Lenin
- MGU
- Morro dos Pardais
- Moscou
- Napoleão
- Os Jardins de Alexandre
- Ossip Bove
- Palácio dos Sovietes
- Planos Quiquenais
- Rússia
- Rio Neglínaya
- Segunda Guerra Mundial
- Shopping Manêjnaya Ploschad
- Stálin
- Túmulo do Soldado Desconhecido
- União Soviética
- Universidade Estatal de Moscou
- URSS
- Varabyôve Gory
- Yúri Lujkov
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Maria da Gloria de Castro
01 dez 2021Maniéjnaya Plóschad (Praça Maniéjnaya) é a praça do prédio histórico Manej, que foi um antiga cavalariça nos tempos dos czares.
O nome do Shopping é Arrótnui Riád (Охотный Ряд), que fica bem próximo do Kremlin.