Kusadasi e as ruínas de Éfeso
Depois de alguns dias em Istambul, pegamos um vôo para Kusadasi. A maioria dos turistas, chegam aí de navio, 90% dos cruzeiros que fazem as Ilhas Gregas param em Kusadasi.

Kusadasi fica no Mar Egeu e é um dos principais destinos turísticos da Turquia. Tem uma boa infraestrutura, com hotéis de várias categorias e bons restaurantes. É uma estação de veraneio para turcos e outros europeus.

A cidade fica na beira do mar. O clima quente de verão, Temperado Mediterrâneo, da Turquia é um convite para as atividades aquáticas.

Kusadasi é agitada, possui muitas opções para quem quer se divertir. Pouca coisa aí lembra a Turquia tradicional. O que mais lembra é o jeito chato que os turcos têm para negociar nos mercados. Nem Kusadasi escapa.

Na saída do porto, a estação de passageiros dos navios é perfeita. Possui um bom Shopping Center, com lojas de grife e serviço de primeira. A melhor das que passamos no Mar Egeu.

Kusadasi é, também, a porta de entrada para quem quer visitar Éfeso. Éfeso fica próximo da cidade de Selçuk, na Província de Esmirna.

É um colosso arqueológico. Foi uma cidade greco-romana. Durante a influência grega, Éfeso foi uma das 12 cidades da liga Jônica. Durante o período do Império Romano, foi uma das maiores cidades do Império. Nos tempos de maior importância, a cidade chegou a ter cerca de 500 mil habitantes.

A cidade era celebre pelo Templo de Artemis, construído em 550 a.c., uma das sete maravilhas do mundo antigo e que foi totalmente destruído, juntamente com outros edifícios da cidade em 401 d.c., por São João Crisóstomo.

A cidade foi reconstruída por Constantino I, sofreu bastante com terremotos e começou a perder importância estratégica, com o assoreamento contínuo do seu porto.

Andar pelas ruínas de Éfeso é viajar de volta no tempo e entender um pouco como se vivia a 2.000 anos atrás. Dentre os tesouros de Éfeso destaca-se o Anfiteatro Romano com capacidade para 25 mil pessoas, onde aconteciam apresentações musicais e lutas com gladiadores e animais.

Outro destaque fica para a magnífica Biblioteca de Celso, um edifício de dois andares, construído entre 117 e 120 d.c., cuja fachada ainda encontra-se preservada e nos dá a idéia da importância daquele prédio para a cidade romana. Erguido com colunas maravilhosas e estátuas que completam a sua decoração.

Existem ruínas de locais para banhos, com a preservação das instalações sanitárias, inclusive as latrinas coletivas, que são uma curiosidade que os turistas adoram.

Dentre as estátuas que aparecem em Éfeso, uma que chama a atenção é a da Deusa Grega Nike, ou Vitória para os Romanos, a Deusa Alada que personificava o triunfo, tanto nas batalhas, quanto nas competições pacíficas. Um detalhe dessa estátua, em Éfeso, foi usado pela empresa (Nike) de produtos esportivos para criar a sua logomarca.

No centro da cidade fica a magnífica avenida Curetes, toda calçada por pedras brancas e mármore, ladeada de colunas e estátuas de 2.000 anos atrás

Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu. São João Evangelista pregou em Éfeso.

Ao sairmos de Éfeso subimos uma colina e fomos até a Casa da Virgem Maria, um ponto de peregrinação. Existem relatos que falam que São João, fugindo da perseguição aos cristãos, se isolou ali e levou consigo a Virgem Maria. A Igreja Católica reconhece o local como sendo a Casa da Virgem Maria. A que existe hoje teria sido construída sobre as ruinas da casa original.

Na volta para o hotel ainda paramos na cidade de Selçuk para visitarmos um centro de produção de roupas de couro, uma das riquezas locais, mas como negociar com os turcos é ruim demais, ficamos apenas no entretenimento.

- Anfiteatro Romano
- Éfeso
- Biblioteca de Celso
- Casa da Virgem Maria
- Constantino I
- Curetes
- Deusa Nike
- Esmirna
- Ilhas Gregas
- Império Otomano
- Império Romano
- Istambul
- Joaquim Nery
- Kusadasi
- Liga Jônica
- Mar Egeu
- Mônica
- Nery
- Nike
- Quinho
- Ruínas de Éfeso
- Ruínas Greco-romanas
- Ruínas Romanas
- São João Crisóstomo
- São João Evengelista
- Selçuk
- Templo de Artemis
- Turquia
- Virgem Maria
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (13)
joaquimnery
22 jan 2017Obrigado Roseli,
Continue acompanhando o blog.
Um abraço
Roseli
20 jan 2017Emocionante, estou comparando/colocando legenda em minhas fotos pessoais, passeio maravilhoso, fiz um Cruzeiro Ilhas Gregas e visitamos Éfeso, imperdível!!
Helen
04 dez 2015Gostaria de visitar sem pagar excursão. é possível ir do porto às ruínas de ônibus do porto no qual ficarei por apenas algumas horas, Excelente trabalho de reportagem o seu.
Sálvio Santiago Flor
28 set 2015Tive o prazer de conhecer Kusadashi/Efesus em 1981 em um fantour proporcionado pela KLM transportadora e uma operadora terrestre q não lembro qual. Magnífico passeio. Excelente viagens. Até os dias de hoje me sinto encantado com tal feito. Soum um privilegiado.
Jane Alvarenga
17 mar 2015Perfeito, parece que estou de volta aos tempos em que viajei para Éfeso. Maravilhosos….
artgo9
19 set 2014Relembrei toda minha viagem! Obrigada!
Roberto Osorio
07 jun 2014Revivi minha viagem em 2012 a Éfeso através de seus precisos relatos e belíssimas fotos. Casa da Virgem Maria, sitio de intensa emoção
Nino D.Garcia
12 fev 2014Nino Garcia, referiu-se a Éfeso, em kusadasi.
Nino D.Garcia
12 fev 2014Fui a Kusadasi e me encantei, principalmente pela caminhada naquela rua de marmores brancos, entusiasmado voltei no tempo, muito obrigado, quem sabe eu volte!
Marissa
19 out 2013Estive em Éfeso e também adorei. Obrigada por seus esclarecimentos.
joaquimnery
10 maio 2012Olá Cristiano,
Que bom que você gostou. Paulo, de fato, também pregou em Éfeso, assim como São João, que acompanhou Maria até o final. Segue texto com os detalhes.
“Depois disso os Evangelhos se calam a respeito de São João. Mas resta a Tradição. Segundo esta, ele permaneceu com Maria Santíssima durante o que restou de sua vida mortal, dedicando-se também à pregação. Depois da intimidade com o Filho, o Apóstolo virgem é chamado a uma estreita intimidade de alma com a Mãe que, sendo a Medianeira de todas as graças, deve tê-lo cumulado delas em altíssimo grau. Que grande virtude deveria ter alguém para ser o custódio da Rainha do Céu e da Terra!
Assim, teria ele permanecido com Ela em Jerusalém e depois em Éfeso. “Dois motivos principais deveriam ter ocasionado essa mudança de residência: de um lado, a vitalidade do cristianismo nessa nobre cidade; de outro, as perniciosas heresias que começavam a germinar. João queria assim empenhar sua autoridade apostólica, quer para preservar quer para coroar o glorioso edifício construído por São Paulo; e sua poderosa influência não contribuiu pouco para dar às igrejas da Ásia a surpreendente vitalidade que elas conservaram durante o século II” 3.
Após a dormição de Nossa Senhora — que é como a Igreja chama o fim de sua vida terrena — e a Assunção d’Ela aos Céus, fundou ele muitas comunidades cristãs na Ásia menor.”
Obrigado por acompanhar o blog. Um abraço,
Joaquim Nery
Cristiano Pereira
10 maio 2012Ótima reportagem! Mas, desculpe, segundo o livro de Atos, não foi o apóstolo Paulo quem viveu e pregou em Éfeso? Inclusive foi inspirado nesse relato que eu puxei essas imagens. – Atos 19:1-22. Obrigado!
– Cristiano.
Sugel
18 dez 2011Olá Fé Costta.Andou a passear por sítios maravilhosos., onde não me importava de ir. Quem sabe, um dia!Bom Domingo.