O Bósforo e seus palácios maravilhosos
Saímos do Grand Bazar e fizemos um passeio pelo Bósforo. Uma experiência maravilhosa. O Estreito de Bósforo liga o Mar de Mármara ao Mar Negro e separa (ou liga) a Europa da Ásia. Possui cerca de 36km e na sua área mais estreita tem cerca de 550m de lado a lado.

A Europa está ligada à Ásia por algumas pontes. A Ponte do Bósforo possui 1.074m de comprimento.

Existem vários cruzeiros que fazem um passeio completo pelo Bósforo, com duração de 2h a 6h. Os barcos saem do ancoradouro de Eminönü, perto do Bazar das Especiarias e seguem até o vilarejo de Anadolu Kavagi, no lado asiático e de onde podemos observar a entrada do Mar Negro.

No passeio o barco faz paradas em vários portos até chegar perto do encontro entre o Estreito de Bósforo e o Mar Negro. O trânsito de navios é imenso.

Nas margens do Bósforo existem vários palácios maravilhosos e construções impactantes. Algumas antigas e de conteúdo histórico, outras mais novas e modernas.

Dentre os Palácios destaca-se o Palácio Beylerbeyi, que foi construído entre 1861 e 1865 pelo Sultão Abdulaziz. Este era o Palácio de verão dos Sultões. Os portões de ferro que dão acesso ao cais são maravilhosos.

Apesar de ser usado apenas em algumas épocas do ano, o Palácio Beylerbeyi é ricamente decorado, com lustres de cristal gigantescos e salões ricamente decorados. Os jardins ao redor do Palácio são muito bem cuidados.

DETALHES DO PALÁCIO BEYLERBEYI
Nas margens do Bósforo é possível encontrar casas mais antigas, feitas de madeira, são chamadas de yalis.

Aparecem também mansões, hotéis e monumentos. Muitas das casas possuem ancoradouros próprios e um contato íntimo com o mar.

Outro destaque fica para o Palácio Küçüksu construído no século XIX, em estilo barroco e rococó, com fachada bastante rebuscada. Esse pequeno palácio era usado pelos Sultões como ponto de apoio para saídas de caça, por isso não incluía quartos no seu projeto original.

A Mesquita de Ortaköy é pequena, mas linda, pois fica nas margens do Bósforo.

O Palácio Ciragan é uma construção gigantesca, onde hoje funciona um hotel 5 estrelas o Ciragan Palace Kempinski. O Palácio foi construído pelo Sultão Abdulaziz, que se matou com uma tesoura em um dos aposentos do palácio.

Ainda no Bósforo encontramos a Fortaleza Rumeli Hisar, uma das edificações muçulmanas mais antigas de Istambul, construída, antes mesmo da conquista de Constantinopla.

O mais famoso de todos os palácios do Bósforo é o Palácio Dolmabahçe. Fica do lado europeu e foi construído entre 1842 e 1853 pelo Sultão Abdülmecid I. 14 toneladas de ouro foram usadas para decorar os tetos do palácio. No palácio existe a maior coleção de cristais da Boêmia e Baccarat do mundo.

- Anadolu Kavagi
- Ancoradouro Eminölü
- Ásia
- Bazar das Especiarias
- Ciragan Palace Kempinski
- Constantenopla
- Estreito de Bósforo
- Europa
- Forte Rumeli Hisar
- Grand Bazar
- Império Otomano
- Istambul
- Joaquim Nery
- Mar de Mármara
- Mar Negro
- Mônica
- Mesquita de Ortaköy
- Nery
- Palácio Beylerbeyi
- Palácio Ciragan
- Palácio Dolmabahçe
- Palácio Küçüksu
- Ponte do Bósforo
- Quinho
- Sultão Abdülmecid I
- Sultão Abdulaziz
- Turquia
- yalis
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
Anônimo
30 mar 2019Istambul é um dos lugares mais fascinantes do mundo!
Undira Fratel
04 nov 2017Que maravilha! Gostaria muito de conhecer Istambul e outras cidades da Turquia, assim como o estreito do mar de Bósforo.
artgo9
20 set 2014Adorei o passeio pelo Bósforo!
Cati
23 nov 2011Quinho,
é sempre bom viajar pelo seu blog.
Eu queria entrar num palácio tb!!! hehehe
beijosss,