Grand Bazar, o Mercado de Istambul

Um dos locais mais visitados em Istambul é o Grand Bazar. O maior mercado coberto do mundo e um dos mais antigos. O Grand Bazar foi aberto em 1461.

É um mercado onde se compra de tudo. Existem joalherias, lojas de artesanatos, especiarias, tapetes e outros atrativos, desse ponto de encontro entre o Ocidente e o Oriente.

O Bazar foi construído pelo Sultão Mehmed, o Conquistador, com o objetivo de reativar o comércio da cidade de Constantinopla que havia sido conquistada pelos turcos, dando início ao Império Otomano.

O Grand Bazar é um paraíso para a fotografia. O colorido das especiarias orientais, das roupas e das jóias, enfeitam o mercado. Muitos dos produtos vendidos no Grand Bazar chegam a Istambul vindos dos países do oriente.

O que mais incomoda no Grand Bazar é que os produtos não têm preços fixados e os turcos são negociadores insistentes e isso acaba incomodando. Os primeiros preços colocados para os produtos são irreais. Às vezes os valores pagam, chegam a 10% da primeira oferta feita na negociação. Saímos sempre com a sensação de que estamos sendo lesados.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
Anônimo
15 mar 2015E´um lugar encantador! Digno de ser conhecido e ser apreciado.
Paulo Jahara
10 set 2013Saudades. Espero voltar.
ricardina
18 jun 2013Uma visita a não perder, é o Grande Bazar. Qualquer pessoa se perde com as dezenas e dezenas de lojas de artesanato de ouro prata e pedras preciosas. Depois percorram todas as lojas de vestuário, tapetes, candeeiros e bejutarias. Para visitar este Bazar é preciso um dia e muito dinheiro…………….. É de facto uma tentação.
Cati
23 nov 2011Adoreiiiiiiiii!!!